Faça sua própria tinta natural

Faça sua própria tinta natural

É hora de voltar ao básico! E ter uma vida mais saudável. Faça tinta natural não tóxica, que pode ser obtida de ingredientes que temos na cozinha ou no jardim. Plantas, flores, vegetais e até a borra de café que produzimos todos os dias podem ser a fonte de uma tinta natural.

Lembre-se: nenhuma das cores obtidas a partir de uma tinta natural será tão brilhante e saturada quanto os pigmentos comprados em lojas, mas as tintas vegetais têm uma beleza suave que só a natureza proporciona.

Outra vantagem de brincar com a tinta natural é que se torna possível ter noções de reciclagem, reutilização, proteção ao meio ambiente, desperdício, economia, enquanto deixamos de lado o celular e o videogame para ter momentos únicos em família, um evento cada vez mais raro na sociedade em que vivemos.

Te convenci? Ótimo! Então vamos colocar a mão na massa com as receitas abaixo para como produzir tinta natural

tinta natural com pétalas

Tinta de pétala de flor
Colete pétalas de suas flores favoritas e esmague-as em uma jarra de geleia. Cubra as pétalas com água fervente, mas apenas o suficiente para cobri-las. Deixe essa mistura repousar durante a noite para que a cor possa sair das pétalas. No dia seguinte, coe o chá de pétalas com um pano de prato ou camiseta velha e despeje em uma jarra limpa. Adicione uma pitada de sal, uma colher de chá de vinagre e uma colher de chá de goma arábica. Agite para misturar e deixe durante a noite para que a goma arábica possa se dissolver.

tinta natural para crianças pintarem

Tinta feita com saquinhos de chá usados
Coloque 6 saquinhos de chá em uma caneca e encha a caneca com água fervente. Deixe em infusão até esfriar. Aperte os saquinhos de chá cuidadosamente, coletando todo o chá e descarte os saquinhos. Despeje o chá em uma jarra limpa. Adicione uma pitada de sal, uma colher de chá de vinagre e uma colher de chá de goma arábica. Agite para misturar e deixe durante a noite para que a goma arábica possa se dissolver.

Tinta feita com borra de café
Reutilize o pó do cafezinho, coando com mais água, mas dessa vez é para fazer tinta.
Depois de obter mais café (que deve estar parecendo chafé…), coloque em uma panela e reduza (concentre), fervendo a água até ficar satisfeito com o resultado.
Então adicione 1 colher de chá de vinagre e 1 colher de chá de sal a cada xícara (235 ml) de café.
Use goma arábica se achar necessário.

É importante saber que:
– A função do sal na tinta natural é de agir como conservante;
– A função do vinagre é evitar que a coloração desbote;
– Goma arábica age como espessante;
– Água é o diluente;
– Os vegetais ou borras são o pigmento.

Viu? Uma aula de química que vai aguçar a curiosidade e criatividade dos pequenos cientistas.

tinta natural para crianças pintarem

Tintas feita com vegetais
Pique os vegetais em pedaços pequenos e coloque em uma panela. Cubra com água e deixe ferver por cerca de 30 minutos. Fique de olho para a panela não secar. Adicione um pouco mais de água, se necessário.

Deixe seu chá de legumes esfriar. Coe o líquido com uma camiseta velha. Adicione uma pitada de sal, uma colher de chá de vinagre e uma colher de chá de goma arábica. Agite para misturar e deixe entre 12 e 24 horas para que a goma arábica possa se dissolver.
Quais vegetais posso usar?
Experimente repolho roxo, beterraba, casca de cebola branca ou vermelha.

tinta natural para crianças pintarem

Tinta feita com folhas
Colete folhas verdes do jardim – qualquer folha serve, você pode simplesmente arrancar algumas ervas daninhas ou cortar um pouco de grama. Coloque as folhas e meia xícara de água no liquidificador e misture até obter uma sopa verde grossa. Coe esta sopa com um pano velho ou camiseta velha. Adicione uma pitada de sal, uma colher de chá de vinagre e uma colher de chá de goma arábica. Agite para misturar e deixe durante a noite para que a goma arábica possa se dissolver.

tinta natural para crianças pintarem

Tinta feita com especiarias (e outras coisas) 
Coloque 2 colheres de sopa do tempero escolhido em um pote de geleia e cubra com água fervente. Volte a colocar a tampa e agite regularmente durante o dia seguinte. Passe o líquido por um pano de prato ou camiseta velha (pode ser necessário repetir essa etapa algumas vezes). Adicione uma pitada de sal, uma colher de chá de vinagre e uma colher de chá de goma arábica. Agite para misturar e deixe durante a noite para que a goma arábica possa se dissolver.

Agite sempre as tintas antes de usá-las e guarde-as na geladeira para ajudar a preservar a cor. O vinagre e o sal ajudarão a preservar suas tintas e devem durar várias semanas.

Quais especiarias posso usar?
Experimente como açafrão ou páprica, mas use também sua imaginação. Carvão picado que sobrou do churrasco, cascas de árvores trituradas, mas não retire a casca direto das árvores, use galhos e troncos caídos.

Além do benefícios ambientais, tintas feitas com o que sobrou em casa, são alternativas de baixo custo.

Se você quer ajudar a criar adultos responsáveis e conscientes, estimule os pequenos artistas.