Anchor Deezer Spotify

Esqueça o álcool, esta é a pior bebida para o seu fígado

Esqueça o álcool, esta é a pior bebida para o seu fígado

fígado filtra as toxinas do corpo, por isso é essencial manter saudável este importante órgão que muitas vezes colocamos sob pressão mesmo sem saber. Quando se trata de danos ao fígado, na verdade, a primeira coisa que vem à mente é o álcool; no entanto, uma nova pesquisa revelou que uma categoria de bebidas completamente diferente do álcool pode danificar ainda mais nosso órgão ‘filtro’.

O estudo

Framingham Heart Study , que começou na região de Boston em 1948, teve uma grande influência nas escolhas de estilo de vida das pessoas. Agora, os pesquisadores publicaram uma atualização interessante em Clinical Gastroenterology and Hepatology , com base no Framingham Heart Study .

A equipe de pesquisa disse que realizou um “estudo observacional prospectivo” começando por volta de 2002, 1.636 foram examinados durante todo esse período. Os pacientes relataram com que frequência bebiam bebidas açucaradas ou refrigerantes, e os pesquisadores avaliaram a incidência de doença hepática gordurosa não alcoólica , uma condição na qual o excesso de gordura é armazenado no fígado. Esta doença também pode não levar a complicações graves de saúde, mas pode causar aumento do fígado e, consequentemente, dor.

O efeito de bebidas açucaradas no fígado

De acordo com o Framingham Heart Study , a doença hepática gordurosa não alcoólica pode ser evitada eliminando bebidas açucaradas . Isso ocorre porque, como relatam os pesquisadores, os usuários frequentes de bebidas açucaradas (que relataram beber mais de uma vez por dia a mais de uma vez por semana) eram duas vezes e meia mais propensos a desenvolver doença hepática do que os não consumidores. Ao mesmo tempo, mesmo os consumidores “ocasionais” de bebidas açucaradas (ou seja, de uma vez por mês a menos de uma vez por semana) ainda tiveram um aumento na gordura do fígado em comparação com os não consumidores.

Nascida e criada em São Paulo, é publicitária formada pela Faculdade Cásper Líbero e Master em Programação Neurolinguística. Trabalha como redatora publicitária, redatora de conteúdo e tradutora de inglês e espanhol. Apaixonada por animais e viagens, morou no Canadá e no Uruguai, e não dispensa uma oportunidade de conhecer novos lugares e culturas.