Anchor Deezer Spotify

Especialistas explicam quais são os riscos de usar nos pets produtos para humanos

Especialistas explicam quais são os riscos de usar nos pets produtos para humanos

A dúvida é recorrente: “posso dar banho no meu cachorro com xampu humano?”. Você já se fez essa pergunta? Se sim, saiba que a resposta é não.

“A composição dos xampus humanos é diferente dos de pet, pois o pH da nossa pele é mais baixo, mais ácido. Assim, os nossos produtos podem causar alergias, ressecamento, dermatites ou outras alterações na pele do cachorro”, alerta a médica-veterinária Mariana Paraventi, supervisora técnica de uma grande marca do segmento pet.

Segundo Mariana, nem mesmo os produtos desenvolvidos para bebês, que costumam ser mais suaves, devem ser utilizados nos cães, visto que o pH continua mais baixo e o animal pode desenvolver problemas.

Pode usar xampu de gato nos cães?

Se as pessoas não podem recorrer ao xampu humano para banhar o cachorro, os produtos feitos para os felinos estão liberados, certo? Errado, mais uma vez.

“Cada xampu de pet tem um diferencial e é feito com um propósito específico, pensado para atender as necessidades da espécie”, explica a médica-veterinária Carolina Llanos.

Para a profissional, além da espécie, na hora de escolher um produto para dar banho no cachorro, o tutor deve avaliar as características do pet.

“Veja qual a necessidade do cão, pois existem diversos tipos de xampu: terapêuticos, antipulgas, para pelos brancos, pelos curtos, pelos longos, para determinada raça… Portanto, é necessário averiguar qual se encaixa melhor para o pet.”

Em caso de emergência, tutores devem limpar o pet com água ou dar banho a seco, por exemplo — Foto: Pixabay/ mar_qs/ Creative Commons

Em caso de emergência, tutores devem limpar o pet com água ou dar banho a seco, por exemplo — Foto: Pixabay/ mar_qs/ Creative Commons

Detergente está proibido!

Pode parecer absurdo, mas muita gente considera dar banho no cachorro com detergente, o que também não é uma opção recomendada pelas veterinárias.

“A questão do pH é o mesmo impeditivo, além de outros produtos químicos muito agressivos presentes na composição do detergente. Ele pode causar danos à pele dos cães, principalmente porque é desenvolvido para remover totalmente a gordura e oleosidade, ressecando intensamente a pele dos pets”, alerta Mariana.

Em caso de emergência, se o tutor precisar higienizar o animal e não estiver com o xampu do pet por perto, as profissionais indicam algumas alternativas: limpar o pet apenas com água, secando bem em seguida; utilizar toalhas úmidas ou lenços umedecidos para pets; ou mesmo recorrer ao banho seco. Depois, logo que possível, levar o animal ao pet shop ou dar banho em casa com os produtos corretos.