Empresa trabalha para promover a cadeia de reciclagem e diminuir a produção de resíduos
Cooperativas de cidades litorâneas recolhem plásticos descartados, impedindo que acabem indo parar no oceano. Em seguida, esse material é separado e encaminhado para reciclagem para se transformar em matéria-prima para a composição de novas embalagens plásticas, como tampas de perfume.
Assim nasce parte da embalagem de Kaiak, da Natura. Dessa iniciativa, 10 toneladas de plástico reciclado já foram utilizadas nas embalagens de Kaiak Oceano até o momento, o que equivale a 335 mil garrafas plásticas de 1 litro que deixaram de ir parar no meio ambiente. E a meta é aumentar ainda mais esse volume.
A Natura ainda investe em inovação, com um time focado em ecodesign. A estética dos produtos é valorizada, porém, ao mesmo tempo, são criadas alternativas de menor impacto ambiental.
Assim, a marca consegue desenvolver produtos sustentáveis de modo que as embalagens tenham novas funções no pós-consumo. Parte dos frascos de perfumaria, por exemplo, tem válvula rosqueada, que permite que o recipiente seja separado da tampa, facilitando a reciclagem.
“Com Kaiak Oceano, buscamos mostrar que é possível fomentar a cadeia de reciclagem e evitar a produção de mais resíduos, que em grande parte, poluem as águas”, afirma Fernanda Rol, diretora de marketing da Natura. Mas este foi só o começo! A ação já se expandiu para o Kaiak Clássico Masculino e para 2022 teremos o grande lançamento do ano, o Kaiak Vital.
E não é de hoje que a empresa busca se engajar na agenda de redução dos resíduos. Em 1983, a marca foi pioneira em incluir os refis em seu portfólio. Sozinhos, os refis Natura evitam o descarte de mais de 3 mil toneladas de resíduos, o que equivale ao lixo gerado todos os dias por cerca de 5, 5 milhões de pessoas. Além disso, evita também a emissão de 8 mil toneladas de gases, o equivalente às emissões de carbono geradas em 1.395 viagens ao redor da Terra.
Indo mais além, a Natura tem estabelecido metas cada vez mais ambiciosas em relação ao meio ambiente: até 2030, a empresa deve tornar 100% de suas embalagens recicláveis, reutilizáveis ou biodegradáveis; e 50% de todo o plástico usado deverá ter sua origem na reciclagem pós-consumo.
O plástico é um dos materiais que mais geram preocupação em relação à poluição das águas. Um estudo publicado em junho pela revista científica Nature Sustainability mostra que 80% do lixo marinho global é formado por plástico. E mais assustadora é a projeção da Fundação Ellen MacArthur de que até 2050 haverá mais plástico do que peixes no mar.
A Natura acredita que é possível unir beleza e menos resíduos. Por isso, está endereçando mais compromissos nessa agenda, tendo como uma das suas causas: Mais Beleza, Menos Lixo. A meta é zerar o desperdício e coletar mais resíduos do que a quantidade gerada a partir de produtos inovadores e programas de logística reversa. A empresa acredita que uma marca de beleza pode unir consumo consciente, oferecendo o máximo, usando o mínimo e reduzindo excessos.
Discussão ao mar
A Natura é uma das patrocinadoras da Expedição Voz dos Oceanos, liderada pela Família Schurmann, que já está no mar e continuará navegando em sua embarcação sustentável até 2023, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
Kaiak é a marca que representa a Natura nessa expedição, cujo objetivo é testemunhar e registrar o que acontece no oceano, buscar soluções que possam mudar o cenário e conscientizar as pessoas ao redor do mundo para as necessidades de ações urgentes.
A trajetória, iniciada em agosto, em Balneário Camboriú (SC), deve seguir por 60 destinos – incluindo a costa brasileira, Estados Unidos, México, América Central e Nova Zelândia –, trazendo registros das condições dos mares. A bordo, estão Vilfredo, Heloisa e o filho Wilhelm, que ganha a companhia dos irmãos Pierre e David em determinados trechos. Além da família, Voz dos Oceanos conta ainda com os tripulantes Erika, Carmina, Alan e Jeferson.
“É preciso entender que não existe ‘jogar fora’, tirando o problema do lixo de vista, pois tudo converge para um mesmo lugar: o nosso planeta. E essa situação vai além da tartaruga e do golfinho. É a vida humana que está em jogo. Ter a bordo uma empresa que se preocupa com essa questão, buscando soluções que ajudem a reverter esse cenário nos deixa ainda mais animados”, explica David Schurmann, um dos líderes, em relação à parceria com a Natura.
A expedição lança aos quatro ventos a realidade sobre a poluição dos mares, trazendo à tona o debate inadiável sobre descarte de resíduos e consumo consciente, convocando todos a sair em defesa dos oceanos, protegendo a vida marinha e o nosso futuro.