Anchor Deezer Spotify

Emlur e Sedest realizam oficina de design para artesãos e catadores com reaproveitamento de plástico

Emlur e Sedest realizam oficina de design para artesãos e catadores com reaproveitamento de plástico

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) realizam uma oficina de design para o artesanato a partir do reaproveitamento de garrafas PET. A oficina é ministrada pela artista plástica Laila Assef e será realizada até a próxima sexta-feira (29).

Nesta primeira etapa a atividade terá a participação das artesãs da Emlur, de artesãos da cidade de João Pessoa e dos catadores de materiais recicláveis.

Laila Assef é reconhecida nacional e internacionalmente na transformação de garrafa PET em obras de arte, como flores e luminárias. De acordo com ela, o objetivo da oficina é ensinar as técnicas aos catadores e transformá-los em artesãos e multiplicadores do conhecimento.

“Além de ensinar a fazer as peças em flores e luminárias, todos os participantes da oficina vão trabalhar na produção de uma grande árvore feita de garrafa PET”, conta a artista plástica. Segundo ela, todo o material utilizado será proveniente da coleta seletiva de João Pessoa.

A oficina é dividida em duas turmas e ocorrerá em três momentos. A primeira etapa será concluída na próxima sexta-feira (29). Haverá novas capacitações nos meses de setembro e novembro, quando a árvore deverá ficar pronta. “Vamos montar a escultura em um local ao abrigo da luz, do sol e da chuva”.

Economia criativa – Para o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, a capacitação é uma oportunidade de incentivar o desenvolvimento da economia criativa a partir de uma matéria-prima que, ao ser reutilizada, deixa de ser descartada nas ruas e mares. “É uma contribuição ao ciclo da reciclagem e de preservação do meio ambiente”, comenta.

A coordenadora do setor de Artesanato da Sedest, Camile Aquino, explica que a formatação da oficina se deu a partir de uma pesquisa com catadores de recicláveis, que demonstraram o desejo de aprender um trabalho manual com os materiais que coletavam.

A servidora da Emlur Luiza Maria já tem experiência com artesanato, mas nunca trabalhou com material reciclado. “Estou encantada com a oficina e com a possibilidade de trabalhos que podemos fazer com garrafa PET. Vamos aprender diversos tipos de cortes e podemos ter uma renda extra com a venda dos materiais produzidos”.

Unesco – Na semana passada, João Pessoa foi escolhida, dentro da Rede Mundial de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), para ser a coordenadora do segmento Artesanato e Arte Popular na América Latina e Caribe. A novidade ocorreu na XIV Conferência Anual de Cidades Criativas da Unesco (UCCN), em Santos, no litoral de São Paulo.

O reconhecimento à cidade de João Pessoa ocorreu em razão da proatividade da capital paraibana na economia criativa, diante do conjunto de ações que foram compartilhadas na conferência, a exemplo da realização de iniciativas como o Festival de Verão Cidades Criativas, o programa de capacitação para artesãos, as oficinas de design para o artesanato, bem como as de design territorial.