Educadores ambientais da Semam estão cadastrando moradores dos bairros

Educadores ambientais da Semam estão cadastrando moradores dos bairros

Uma árvore nativa na frente de cada uma das casas de João Pessoa. Com esse objetivo as equipes da Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura de João Pessoa, estão cadastrando moradores, para que seja feito o plantio da forma adequada.

Os educadores ambientais percorreram algumas ruas do Valentina Figueiredo, Mumbaba, Praia do Seixas, Planalto Boa Esperança, Bairro das Indústrias e Gramame. Aproximadamente 200 ruas foram cadastradas.

Em cada uma das ruas, os educadores abordam os moradores, ouvem quais as expectativas deles em relação a ter uma árvore na calçada de casa, que espécie de árvore gostariam de ter, se precisam de sombra, como podem cuidar.

No diálogo com os moradores, os educadores ambientais da Semam também observam questões técnicas nas calçadas, verificando se há espaço suficiente para o plantio das árvores, se há rede elétrica e de saneamento. Com base nessas informações é possível planejar qual a espécie mais adequada para cada calçada. As informações coletadas nos bairros serão utilizadas para o planejamento do plantio urbano.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que esse trabalho tem o objetivo de construir um diálogo com a população, para que todos se sintam responsáveis pelas áreas verdes da cidade. “O cadastro vai nortear o trabalho desenvolvido no Viveiro Florestal, onde são produzidas as mudas de árvores nativas, utilizadas no plantio urbano de João Pessoa. Mas para além desse aspecto técnico, queremos envolver, cada vez mais, os moradores da cidade, promovendo Educação Ambiental. Acreditamos que esse é o principal instrumento para a mudança de mentalidades em relação ao meio ambiente”, destacou.