Ecofuturo e especialistas discutem a profissão de guarda-parques

Ecofuturo e especialistas discutem a profissão de guarda-parques

Em evento on-line e gratuito, o Instituto promove debate sobre a importância da profissão para a conservação de áreas naturais

Instituto Ecofuturo, organização sem fins lucrativos mantida pela Suzano, promove, no próximo dia 06, a live “Guarda-parques e a conservação da natureza”, com o objetivo de discutir as principais questões sobre esta profissão – como a sua importância para Áreas Naturais Protegidas. O evento contará com a participação de Paulo Groke, diretor superintendente do Ecofuturo, James R. (Jim) Barborak, assessor no Centro para a Gestão de Áreas Protegidas da Universidade Estadual do Colorado, Osvaldo Barassi, especialista em conservação na WWF Brasil, e Juarez Michelotti, coordenador do setor de Educação para Sustentabilidade da Reserva Natural Sesc Bertioga. A mediação será realizada por Guilherme Rocha Dias, diretor da Bioveritas, e Michele Martins, analista de sustentabilidade de do Instituto.

Estes profissionais são fundamentais para a boa gestão e conservação das Unidades de Conservação. Além da atuação central na proteção e fiscalização, eles também são responsáveis por garantir a segurança da biodiversidade e visitantes, e apoiar e orientar diversos públicos, incluindo pesquisadores e comunidade.

Desde 2012, o Instituto investe na formação de guarda-parques e hoje possui uma equipe própria que atua no Parque das Neblinas, reserva de Mata Atlântica da Suzano gerida pelo Ecofuturo.

“O guarda-parque é uma figura fundamental na conservação de Áreas Naturais Protegidas, mas a profissão ainda não possui a capilaridade necessária no país. Com o evento, buscamos dar luz à essa questão, bem como discutir a atuação, desafios e perspectivas da profissão. Para isso, contamos com a participação de grandes especialistas da área da conservação”, afirma Paulo Groke, diretor superintendente do Instituto Ecofuturo.

            live acontece no dia 06 de julho, às 19h30, no canal do YouTube do Ecofuturo: https://www.youtube.com/user/institutoecofuturo.

Sobre o Instituto Ecofuturo

Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção do conhecimento. Entre as principais iniciativas está a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. Conheça mais sobre o Ecofuturo em ecofuturo.org.br, e acompanhe em facebook.com/InstitutoEcofuturoyoutube.com/institutoecofuturo e instagram.com/ecofuturo.