Anchor Deezer Spotify

Diminuição de nível de água do Lago Prespa ameaça biodiversidade

Diminuição de nível de água do Lago Prespa ameaça biodiversidade

As águas do lago são partilhadas por três países: Macedónia do Norte, Grécia e Albânia

Em abril, à semelhança dos meses anteriores, a estação meteorológica nas margens do Lago Prespa, registou uma média de precipitação inferior à dos anos anteriores. As águas do lago são partilhadas pela Macedónia do Norte, Grécia e Albânia.

“Com o aquecimento global, a precipitação de chuva e neve está a diminuir constantemente”, explica Goran Lazarevski do Centro Meteorológico de Prespa.

As condições meteorológicas desfavoráveis associadas às alterações climáticas e ao impacto humano colocam em risco a sobrevivência desta paisagem.

“Existem dois grupos de ameaças. São ameaças graves. O primeiro é a influência antropogénica, ou seja, as atividades do fator humano dentro das margens do lago e na sua área de captação. E a segunda ameaça grave são as alterações climáticas”, afirma Ajam Al Malla, diretor do Departamento de Ecologia de Resen.

A diminuição do nível de água do lago ameaça a rica biodiversidade desta região e as suas espécies de aves endémicas.

“A diminuição de água afeta, por exemplo, diretamente os habitats. Assim, com a influência da diminuição, a qualidade dos habitats está a piorar. Está a afetar a existência das espécies, que não estão a encontrar facilmente alimento para a sua existência, para desovar e se reproduzirem. Por isso, estão a abandonar esta região, este lugar”, afirma o biólogo Nikola Zdravevski.