Dicas de como reaproveitar e reciclar seus sutiãs velhos

Dicas de como reaproveitar e reciclar seus sutiãs velhos

Aprender como reaproveitar sutiã velho pode ser uma saída para o desperdício e para entrar no movimento lixo zero. A reciclagem de produtos têxteis pode ser complicada, muitas vezes os tecidos usados não podem ser reaproveitados e vão parar em aterros e lixões. Isso contribui para a poluição e para o aumento do lixo.

Existem algumas dicas do que se fazer com sutiãs velhos antes de jogá-los fora normalmente. Quando uma peça para de nos servir, ou não faz mais o nosso estilo, o primeiro impulso é o de fazer o seu descarte. Porém, muitas fibras usadas na indústria têxtil são poluentes e podem resultar em impactos ambientais. O poliéster, por exemplo, é responsável pela liberação de microplásticos.

Poucos materiais são biodegradáveis, como o algodão, e podem ser reciclados sem maiores efeitos nocivos. Portanto, é importante tentar reduzir o lixo reaproveitando esses materiais.

Reaproveitar 

É possível reaproveitar sutiãs velhos se eles não estiverem furados ou quebrados. O upcycling de roupas é comum e algumas dicas podem transformar peças antigas em produtos com usos diferentes.

Bolsa

Sutiãs podem ser transformados em bolsas ou pequenas carteiras. Para fazer esses acessórios você vai precisar de:

  • Um sutiã velho — peças com bojo e suporte de metal são melhores
  • Cola quente ou linha e agulha
  • Apetrechos para enfeitar
  • Velcro para fechar

Corte o fecho do sutiã fora e deixe apenas os suportes e as alças. Junte os dois suportes e cole ou costure-os para que fiquem presos. Cole o velcro na parte de cima para conseguir fechar a bolsa e enfeite do jeito que achar melhor.

Bojo 

Muitas vezes o bojo do sutiã pode criar incômodo, às vezes não precisamos mais do enchimento que eles providenciam. Por isso, é possível retirar o bojo dessas peças para que elas virem bralettes. Além disso, o bojo descartado pode ser utilizado como uma palmilha para sapatos desconfortáveis.

Vestidos 

O fecho dos sutiãs pode ser o problema, eles podem ser desgastados e quebrados facilmente. Nesses casos, o suporte ainda pode funcionar e servir para outras coisas. Uma ideia é colar ou costurar-lo em um vestido sem costas.

Doar

Outra opção é doar. Quando os sutiãs ainda funcionam e não estão rasgados ou quebrados, outras pessoas podem aproveitá-los. É possível doar seus sutiãs usados para ONGs, ou diretamente para pessoas que possam precisar deles.

Compostagem

Para fazer a compostagem do seu sutiã usado, é necessário seguir um guia. Primeiro, isso só é possível com tecidos biodegradáveis — algodão, lã e seda. Depois, é só remover o elástico e qualquer parte que não seja de tecido, cortá-lo em pedaços pequenos e colocar em uma composteira como de costume.