Anchor Deezer Spotify

Descoberto o menor caracol terrestre do mundo, que cabe até em um grão de areia

Descoberto o menor caracol terrestre do mundo, que cabe até em um grão de areia

Segundos os cientistas, a espécie chamada “Angustopila psammion”, encontrada no Vietnã, tem cerca de meio milímetro, tamanho menor do que o de um grão de areia

Uma equipe internacional de cientistas descobriu o menor caracol terrestre do mundo. A espécie chamada Angustopila psammion tem apenas cerca de meio milímetro de tamanho, menor do que um grão de areia. “Psammion”, inclusive, deriva da antiga palavra grega para “grão de areia”. A descoberta foi relatada na revista Contributions to Zoology.

A largura da concha é de 0,6 a 0,68 milímetros (mm) e a altura é de 0,46 a 0,57 mm. Isso torna o pequeno caracol praticamente invisível para os predadores. O animal foi encontrado em sedimentos de cavernas do norte do Vietnã. Segundo os pesquisadores, devido ao seu tamanho, a espécie pode procurar comida em espaços confinados ou comer micropartículas de alimentos deixadas por outros animais.

Para os cientistas, é improvável que existam outras espécies muito menores do que esta. Isso porque é preciso um certo número de células nervosas para tornar o caracol funcional e também precisa haver espaço suficiente na casca para pelo menos um ovo, garantindo a reprodução.

O menor caracol terrestre conhecido: meio milímetro de tamanho. — Foto: Divulgação

O menor caracol terrestre conhecido: meio milímetro de tamanho. — Foto: Divulgação

No mesmo estudo, os cientistas também descrevem a descoberta de outro minúsculo caracol, Angustopila coprologos, encontrado em cascalhos no Laos e no Vietnã. Esta espécie é ligeiramente maior do que A. psammion e, portanto, o segundo menor caracol do mundo.

Há duas possíveis explicações para os caracóis se cobrirem de esterco: como uma forma de comunicação com outros espécimes e potenciais parceiros, e como mecanismo para manter a umidade do corpo e evitar ressecamento, uma ameaça constante aos seres invertebrados.

Espécie "Angustopila coprologos": o caracol “coletor de esterco”. — Foto: Divulgação

Espécie “Angustopila coprologos”: o caracol “coletor de esterco”. — Foto: Divulgação

“A descoberta mostra quão pouco sabemos sobre os menores organismos”, diz à revista National Geographic Adrienne Jochum, pesquisadora do Museu de História Natural de Berna, na Suíça. “Há muita coisa na escala micro que ainda temos que descobrir”.