Anchor Deezer Spotify

Decisão histórica no Reino Unido: o comércio de marfim foi finalmente proibido

Decisão histórica no Reino Unido: o comércio de marfim foi finalmente proibido

A proibição da importação, exportação e comércio de itens contendo marfim de elefante entrou em vigor no Reino Unido. Um bloqueio há muito esperado finalmente se tornou realidade e excelentes notícias chegaram após um processo que durou três anos, mas que constitui uma ação necessária para deter o comércio de marfim.

Os elefantes são comumente visados ​​por suas presas de marfim e muito mais: agora está claro para todos como a demanda por marfim contribui para a caça furtiva, causando um declínio drástico e perigoso nas populações de elefantes. Graças a essa proibição, será garantida maior proteção aos elefantes em todo o mundo.

As  multas  para quem infringir a proibição são bastante altas: a violação desta lei corre o risco de uma multa de 250.000 libras (equivalente a cerca de 300.000 euros), ou até cinco anos de prisão.

Com 20.000 elefantes caçados todos os anos por bugigangas de marfim que ninguém realmente precisa, essa proibição não podia esperar mais. Agora é imperativo que ela se aplique, e quem tentar burlá-la seja punido com força pela lei”, disse James Sawyer , diretor do Ifaw, o Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal do Reino Unido. Além disso, o que se espera é que esta medida inspire e sirva de exemplo para outros países do mundo fecharem, de uma vez por todas, os mercados de marfim. Outra grande iniciativa do Ifaw possibilitou a  devolução de milhares de objetos de marfim, de forma a eliminá-los e assim impedir a sua reentrada no mercado. Entre estes, presas, esculturas, bengalas e outras bugigangas são apenas alguns exemplos.

O número de elefantes soltos na natureza diminuiu em quase um terço, com a população de elefantes da savana caindo cerca de 30%, ou 144.000 elefantes, em 15 países africanos entre 2007 e 2014. A decisão do Reino Reino só pode ser uma boa notícia.

Jornalista freelance, nascida em 1977, formada com honras em Ciência Política, possui mestrado em Responsabilidade Corporativa e Ética e também em Edição e Revisão.