Curso sobre emergência climática atrai milhares de interessados

Curso sobre emergência climática atrai milhares de interessados

“O clima está mudando. Eventos extremos estão ocorrendo por todo o mundo, com consequências cada vez mais severas. Como a Ciência identifica as causas desse processo? Como as alterações climáticas atuais se comparam com mudanças que ocorreram no passado? Quais as possibilidades e os cenários futuros? Como tais mudanças impactam diferentes grupos sociais? Por que estamos numa situação de emergência? Tem saída?”

A partir dessas indagações, o professor Alexandre Araújo Costa lançou o Curso de Extensão em Emergência Climática. Com vagas abertas no dia 8 de setembro, já foram registradas 2.458 inscrições em 20 dias. “Ultrapassou minhas expectativas. Eu achava que iria ter algumas centenas de inscrições”, revela o professor.

Com o objetivo de oferecer informação atualizada e qualificada sobre este tema tão relevante, o Curso de Extensão em Emergência Climática, ofertado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), será realizado on-line, sob coordenação de Alexandre Araújo Costa, professor titular da Instituição, bacharel e mestre em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC), PhD em Ciências Atmosféricas pela Universidade do Estado do Colorado (EUA), com pós-doutorado na Universidade de Yale. O professor Alexandre foi um dos autores principais do 1º Relatório de Avaliação do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e trabalha com divulgação científica no tema climático há vários anos.

As aulas serão ministradas por meio do seu Canal no YouTube, “O Que Você Faria Se Soubesse O Que Eu Sei?”, no período de 4 de novembro a 16 de dezembro de 2021, às terças e quintas das 18h30 às 21h e ficarão disponíveis. O curso se destina principalmente a acadêmicos(as), pesquisadores(as) e professores(as) das mais diversas áreas do conhecimento, formuladores(as) de políticas públicas, gestores(as) / agentes(as) públicos, tomadores(as) de decisão e ativistas, mas é aberto ao público em geral. A inscrição é gratuita e fica aberta até 3 de novembro por este formulário.