Anchor Deezer Spotify

‘Cuidar bem dos pets também melhora a vida do dono’, dizem autores de livro com dicas para a saúde dos cães

‘Cuidar bem dos pets também melhora a vida do dono’, dizem autores de livro com dicas para a saúde dos cães

Acredita-se que o Brasil mantenha a impressionante matilha de 58 milhões de cães de estimação. Em sua totalidade, essas mascotes deveriam ser cuidadas como se fossem “mini-humanos”, acreditam a veterinária norte-americana Karen Shaw Becker e o ativista Rodney Habib, autores do livro “O cão eterno”, recém-lançado no Brasil pela Sextante. Na publicação, ambos fazem uma defesa apaixonada de que os cachorros tenham suas vontades respeitadas (“por que não permiti-los escolher o caminho do passeio vez ou outra?”, questionam) e sigam uma dieta mais rica do que somente a ração. Portanto, eles defendem que os donos deixem para lá o receio em oferecer frutas, vegetais e oleaginosos aos seus amigos de quatro patas. Como resultado, eles dizem, os tutores também melhoram suas próprias vidas. “Cuidar dos cachorros de maneira saudável também melhora a vida do dono”, diz Karen. Veja os melhores trechos da entrevista:

Qual é o maior erro das famílias ao criar um cachorro?

Karen: As maiores desconexões quando criamos nossos filhos de duas pernas (as crianças) e os de quatro patas (os pets) são que nós não aplicamos os mesmos princípios para ambos. Para as crianças humanas, por exemplo, nós sabemos que devemos evitar alimentos ultraprocessados, temos que oferecer mais comida de verdade e menos “snacks”. Queremos que as crianças vejam o mundo lá fora, brinquem, exercitam-se, fiquem cansadas e, desse modo, reduzam seus níveis de estresse e ansiedade. Sabemos que temos que reduzir a exposição de crianças aos produtos químicos, não fumamos perto delas. Há muitas coisas que sabemos ser benéficas para os meninos e meninas que automaticamente deveriam ser transferidas para os cachorros, mas não são.

Rodney: O jeito mais certo de explicar essa diferença é: o que é bom para você, é bom para seu pet. E, na maioria das vezes, o que é ruim para você também é ruim para ele. Veja esse exemplo: nós não estamos constantemente nos alimentando. Então, por que seria uma boa ideia deixar um pote de alimento disponível para que o cachorro fique comendo o tempo todo? Vale o mesmo que para os humanos: consuma comidas frescas, coma menos e mexa-se cada vez mais. Serve para ambos, mas parece que tratamos os cachorros como aliens, e eles não são.

Qual o impacto de cuidar de um cachorro corretamente na vida das famílias?

Karen: Muitas pessoas dizem que, após ler e aplicar as indicações de cuidados corretos com os cachorros, passaram a viver vidas mais felizes e mais saudáveis, justamente porque perceberam como esses princípios mudaram a vida dos cães. Cuidar dos cachorros de maneira saudável também melhora a vida do dono.

Rodney: Donos que comem mal, alimentam mal seus cães. Quanto mais você se ocupa em tornar seu cachorro mais saudável, você também ficará. Quanto mais limpa sua casa estiver para o seu pet, melhor ela ficará para você também.

Todo mundo é capaz de criar um cachorro corretamente? As famílias não costumam ponderar muito quando decidem adotar um pet…

Karen: Para mim é a mesma decisão de ter ou não um filho. Nós deveríamos planejar bem com quem ter esse filhote (de cachorro). Pensar: posso pagar pelas necessidades que ele terá? A grande diferença é que por pessoas somos responsáveis por décadas e décadas. No caso dos cães, é por volta de 15 anos somente. Há quem diga “meu cachorro é muito grande para meu apartamento, então vou doá-lo”, mas assim como as crianças deveríamos nos manter cuidando deles mesmo diante das dificuldades.

Como é possível ampliar a dieta dos cães?

Rodney: Há quem tenha impressão equivocada de que dar frutas, vegetais e outros alimentos aos cães pode trazer diarreia, entre outros problemas de saúde. Mas os relatos que temos dos cachorros que mais viveram, ultrapassaram as duas décadas de idade, são dos que estavam alocados em fazendas (comendo variedades de frutos). Porém sabemos que é um desafio esse estilo de vida, nem todo mundo consegue ter área verde e comida fresca facilmente. Mas é possível fazer ajustes. Por exemplo, é preferível que você pegue um talo de brócolis da sua geladeira e dê ao cachorro do que algo ultraprocessado . Isso reduz a chance de que ele desenvolva câncer (no futuro), algumas análises mostram.

Karen: É verdade que alguns alimentos quando oferecidos de maneira excessiva podem causar, por exemplo, diarreia. É o caso da melancia. Isso não quer dizer que não se deve dar nada além de ração porque seria ruim para eles. Nada disso. Queremos derrubar esses medos de comida. As únicas comidas que os cachorros não devem nunca comer, que são um consenso entre entidades de cuidados com os animais, são cebolas, chocolate e uvas (ainda que passas). É necessária e fundamental a moderação, a cautela com outras comidas, mas tóxicas mesmo são só as três.

Como a poluição pode afetar os cães? Como é possível criar um cão saudável na cidade?

Rodney: Antes de 2020, nossas casas não tinham tantos agentes limpadores como hoje em dia, após a Covid-19. Nós sugerimos que os tutores olhem com atenção para o tipo de produto que usam para higienizar o chão, por exemplo, porque os cachorros andam descalços pela casa. É importante tornar as casas menos tóxicas (reduzir os produtos perfumados, não fumar, evitar o uso de venenos para insetos por exemplo).

Karen: Há famílias que não têm campos verdes para que os cães brinquem, outas colocam produtos químicos nas áreas verdes, nos jardins. Isso é perigoso porque eles não tomam banho diariamente. Esses e outros produtos podem trazer problemas de saúde e de ordem reprodutiva para os cães. A melhor ideia, além de transformar sua casa em um oásis para os cães, é levá-los para fora da área urbana sempre que tiver um “day-off” no trabalho. Vá para gramados, parques na cidade, leve os cães para as áreas um pouco mais naturais, com árvores, dê a eles a oportunidade de mexer o corpo.

Como lidar com os efeitos da solidão nos caninos quando estamos no trabalho?

Karen: Os cães são criaturas sociais. Quando estamos trabalhando, eles ficam em uma existência entediante e isolada. Cabe a nós, portanto, criar para eles (quando não estamos em expediente) uma vida de experiências emocionalmente enriquecedoras. Mesmo que estejamos cansados após um dia exaustivo, temos que lembrar que assumimos um compromisso de vida com eles. Temos que fazer o possível para oferecer a eles exercícios que reduzam sua ansiedade, brincando com eles — jogando bolas, correndo — é preciso criar essas experiências que aumentam o bem-estar.

Rodney: Se você não pode fazer isso por ele, invista em quem pode. Um passeador de cachorro, por exemplo, pode ser uma boa ideia. Se não der, peça para um vizinho,um amigo. Não fazer isso pode encurtar a vida útil do cachorro. Não é justo que eles fiquem presos sozinhos.