Anchor Deezer Spotify

Criaturas desconhecidas do oceano profundo podem ajudar no combate às mudanças climáticas

Criaturas desconhecidas do oceano profundo podem ajudar no combate às mudanças climáticas

Pesquisa colheu DNA do fundo de diferentes pontos do oceano. Estima-se que 80% dos mares ainda sejam território desconhecido pela ciência humana

Descobertas de um grupo de pesquisadores da Europa e dos Estados Unidos sobre criaturas microscópicas no fundo do mar reforçam a ideia de que o oceano é, no fim das contas, ainda um mistério.

Cientistas descobriram que organismos anteriormente desconhecidos podem desempenhar um papel relevante no sequestro de carbono da atmosfera, necessário para a mitigação das mudanças climáticas.

Sequências de DNA retiradas de amostras de sedimentos oceânicos de todo o mundo mostraram famílias inteiras de formas de vida não descritas pela pesquisa científica, de acordo com um estudo publicado na revista científica Science Advances.

O estudo gerou um banco de dados genéticos de 418 amostras do oceano profundo coletadas entre 2010 e 2016, que foram comparadas com DNA retirado de diferentes profundidades do mar. Isso permitiu que os cientistas determinassem quais organismos vivem nos sedimentos do fundo e quais foram parar lá depois de descer das camadas superiores do oceano.

A descoberta da diversidade de plâncton que cai no fundo do oceano e aprisiona dióxido de carbono nos sedimentos espantou os cientistas. Essa “bomba biológica de carbono” tem papel crucial na regulação do clima global, transferindo carbono da atmosfera para o fundo do mar, onde pode permanecer sepultado por milhões de anos.

A princípio, outros organismos pesquisados não eram considerados acumuladores de carbono, o que abre a possibilidade de toda uma gama desconhecida de seres com potencial para auxiliar na luta contra o aquecimento global.

“Isso destaca uma grande lacuna de conhecimento sobre o oceano”, disse Tristan Cordier, principal autor do estudo, à agência Bloomberg. “Não sabemos o que esses bichos estão fazendo, e seu papel no armazenamento de carbono, o ciclo do carbono e os ciclos bioquímicos são amplamente desconhecidos.”

Estima-se que o oceano absorva cerca de 48% do dióxido de carbono da queima de combustíveis fósseis no planeta. Outra estimativa sobre os oceanos é de que 80% do espaço ocupado pelos mares é desconhecido pelos humanos.