Anchor Deezer Spotify

Crianças perdem uma noite de sono por semana por causa de redes sociais, diz estudo

Crianças perdem uma noite de sono por semana por causa de redes sociais, diz estudo

Pesquisa mostra que crianças de 10 anos têm ficado acordadas até tarde, navegando em sites como Tik Tok e Instagram, e perdido uma quantidade importante de horas de descanso

Um estudo inédito, realizado na Inglaterra, mostrou que crianças de 10 anos têm perdido horas preciosas de sono por ficarem acordadas até tarde, navegando pelas redes sociais. O ideal é que os pequenos dessa faixa etária durmam de 9 a 12 horas por noite. No entanto, os que usam mais as redes sociais têm dormido, em média, apenas 8,7 horas por noite. No acumulado, isso equivale a perder uma noite inteira de descanso, em uma semana.

John Shaw, da Universidade de Montfort, que apresentou a pesquisa no British Science Festival, em Leicester, na Inglaterra, disse: “Descobrimos que 69% das crianças disseram que usam as mídias sociais por mais de quatro horas por dia. É bastante assustador quando você pensa neste nível de envolvimento”.

Para reunir os dados, os pesquisadores entrevistaram 60 crianças de 10 anos, todas com acesso às redes sociais. Do total, 89% tinham seus próprios smartphones. Uma em cada oito crianças usa as redes sociais no período da noite, quando deveria estar dormindo. Isso acontece apesar de a maior parte das redes sociais só permitir que pessoas acima de 13 anos criem seus perfis.

A rede campeã de acessos de crianças nesta faixa etária é o Tik Tok, que é usado por 89% dos participantes da pesquisa. Do total, 57% afirmou usar o Instagram, 17%, o fórum Reddit e menos de 2% costumam acessar o Facebook. Dois terços das crianças usam as redes sociais duas horas antes de dormir.

O questionário respondido pelas crianças tinha perguntas como a que horas tem o hábito de ir para a cama, a que horas adormecem, a que horas acordam e a frequência em que usavam o botão de “soneca”, para adiar o toque do despertador. Isso ajudou os cientistas a avaliarem a qualidade do sono. A conclusão? Quanto mais tempo as crianças passam nas redes sociais, pior é a qualidade do descanso.

Os autores do estudo também identificaram que as crianças têm algo conhecido como FOMO, uma fobia de perder o que está acontecendo se não estiver online. “A ideia do Fomo é que, se você não estiver online, algo está acontecendo, o que significa que você não está participando daquilo”, diz Shaw. “E já é possível ver muito isso nas faixas etárias de que estamos falando – eles estabeleceram redes de amigos e querem saber o que seus amigos estão fazendo”, aponta.

Além da queda na quantidade e na qualidade do sono, o estudo mostrou que o uso de mídias sociais por crianças também está relacionado à presença de ansiedade – o que também está relacionado à piora no descanso.

Higiene do sono: 6 passos para o seu filho dormir melhor

O sono desregulado traz vários prejuízos, como irritabilidade, ansiedade, dificuldade de concentração e queda na imunidade. E isso vale não só para as crianças, mas para os adultos também. Veja dicas para resolver

1 – Estabeleça um horário para colocar a criança para dormir. De preferência, ela deve ir acordada para aprender a “pegar” no sono.

2 – Escolha um objeto que funcione como aviso da hora de dormir, como a fralda, um paninho, o travesseiro.

3 – Crie um ritual de sono, como um banho morno e relaxante, dar de mamar, fazer a troca e vestir um pijama, escovar os dentes, colocar a criança na cama, parar por alguns minutos, em silêncio, fazer uma leitura, meditação…

4 – Não inicie o sono na sala e depois transfira para o quarto. Quando acordar, a criança pode ficar “assustada”, porque dormiu em um local e acordou em outro.

5 – Evite que o seu filho use eletrônicos na hora de dormir. Eles emitem a luz azul, que inibe a produção de melatonina.

6 – Diminua a intensidade da luz do cômodo: utilizar um abajur ajuda a mandar mensagens para o cérebro de que é hora de produzir melatonina e de adormecer.