Conheça 9 alimentos que podem ser usados para limpar a casa naturalmente

Conheça 9 alimentos que podem ser usados para limpar a casa naturalmente

Por mais inusitadoque pareça, usar alimentos na limpeza funcionam de verdade e podem facilitar muito o seu dia a dia. Descubra quais são e experimente hoje mesmo!

Casca de banana

A casca de banana é superversátil, serve como base para carne vegana, além de outras várias receitas com casca, como bolo e doce. Mas além disso, tem dois usos bastante interessantes, que provavelmente você ainda não conhecia: limpar prata e dar brilho no couro.

Para polir prata, é necessário bater as cascas de banana com um pouco de água até que vire uma pasta e, em seguida, usar para limpar cordões, brincos e até talheres e bandejas de prata. Já para dar brilho no couro, basta passar a parte interna da casca da banana nas partes mais surradas e depois finalizar com um paninho seco.

Pão dormido

Tem um saco de pão velho em casa e não sabe o que fazer com eles? Claro que dá para fazer torradas, mas outro uso alternativo é usar pão dormido para limpar a grelha da churrasqueira.

Você vai se surpreender com como o pão é capaz de remover facilmente os resquícios de gordura de carne que ficam impregnados, poupando tempo e esforço. Não tem mistério: basta passar o pão em toda a grelha e ver a mágica acontecer.

Leite

Eu aposto que você não imaginava que é possível usar o leite de inúmeras maneiras, além de na alimentação. Quer alguns exemplos? Limpar prata, remover mancha de caneta e vinho, colar porcelana, hidratar os cabelos e até proteger plantas contra fungos. Surpreendente, não é?

Vinagre

O vinagre é quase um rei da limpeza. Combinado com o bicarbonato de sódio vira uma dupla imbatível, ótima para remover gordura do fogão, limpar o ralo da pia da cozinha, higienizar utensílios, micro-ondas e muito mais.

Se quiser deixar as suas janelas limpas e brilhando, o vinagre de maçã é um excelente aliado. Misture uma parte de vinagre com uma parte de água, pulverize sobre a janela e esfregue com uma esponja. O resultado é surpreendente.

Ketchup

Além de deixar as batatas fritas irresistíveis, o ketchup pode te ajudar a deixar panelas e vasos de cobre brilhando. Com o tempo, esse tipo de material tende a dar manchas amarronzadas, mas o condimento de tomate é capaz de removê-las e dar vida nova ao cobre. Basta passar um pouco de ketchup no local e esfregar.

Pepino

Além de ir bem na salada e ajudar a desinchar as olheiras, as rodelas de pepino podem ajudar na limpeza de casa, sobretudo aquelas com crianças pequenas. É que o vegetal é capaz de remover manchas de giz de cera da parede. Basta cortar o pepino e esfregá-lo na mancha de giz. Ter um pequeno artista em casa agora ficou mais fácil, né?

Água tônica

Água tônica ajuda na digestão e ainda vai muito bem em variados drinks, como o gin. Mas não é só isso! Ele também é muito útil na hora de remover manchas em tecidos e carpetes. Chega de se desesperar quando derramar coisas no tapete. Com a água tônica, as manchas saem com bastante facilidade.

Para isso, você deve despejar um pouco da água tônica em cima da mancha e deixar agir por alguns minutos. Em seguida, basta lavar a peça normalmente e pronto. Problema resolvido!

Sal

O sal é outro ingrediente incrivelmente versátil na cozinha, que te ajuda desde a hora do tempero até a limpeza. Nossa primeira dica é usar o sal para auxiliar na lavagem de panelas bem engorduradas, tipo aquela depois de preparar uma rabada, sabe? Passe sal ao redor da panela e depois enxágue. A gordura vai ser removida com facilidade, tornando a lavagem bem simples.

Já o sal com limão, além de ser a combinação perfeita para a tequila, pode te ajudar a ter uma tábua de carne de madeira higienizada. Esse tipo de utensílio acumula muitas bactérias e merece uma atenção especial e, por isso, o sal é um grande aliado. Basta passar meio limão no sal e limpar a tábua, essa combinação também remove o cheiro desagradável.

O sal também ajuda a remover manchas de vinho. Já sabia disso? Faça uma pastinha com sal e um pouquinho de água e depois use para esfregar levemente a roupa manchada. Em seguida é só lavar normalmente.

Azeite de oliva

Sabe aquela panela de aço inox que já está fosca e com aspecto de velhinha ou manchada? O azeite pode dar um jeito nisso, deixando a peça brilhante e como nova. Basta colocar um pouco do óleo e esfregar com uma flanela seca. Essa dica serve muito bem para se livrar das marcas de mão dos utensílios de inox, como geladeira e micro-ondas. Vale a pena testar!

Nascida e criada em São Paulo, é publicitária formada pela Faculdade Cásper Líbero e Master em Programação Neurolinguística. Trabalha como redatora publicitária, redatora de conteúdo e tradutora de inglês e espanhol. Apaixonada por animais e viagens, morou no Canadá e no Uruguai, e não dispensa uma oportunidade de conhecer novos lugares e culturas.