Anchor Deezer Spotify

Confira 10 benefícios que o consumo de cereja traz à saúde

Confira 10 benefícios que o consumo de cereja traz à saúde

Fruta associada ao período natalino, a cereja traz vários benefícios para o funcionamento do corpo

No período natalino, a cereja sempre aparece de volta nas gôndolas dos supermercados. E, apesar de seu valor alto, desperta o desejo dos consumidores de vê-la incluída na decoração e como ingrediente de ceias natalinas. Um argumento favorável para os que estão prestes a comprar a fruta, é que ela contém inúmeros nutrientes que fazem bem à saúde do corpo.

A cereja é rica em polifenóis, fibras, vitamina A e C e betacaroteno. Entre outros benefícios, ela combate o envelhecimento precoce, a artrite e as doenças cardiovasculares, Também é contém minerais como cálcio e potássio, necessários à contração muscular e à regulação da pressão arterial.

A cereja também é fonte de triptofano, contribuindo para a produção de serotonina e melatonina, hormônios que colaboram para o bem-estar e para uma boa noite de sono.

Veja alguns dos benefícios que o consumo da cerejas proporciona:
1. Controle da glicemia

A cereja possui polifenóis na sua composição como o ácido clorogênico, que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

2. Proteção contra doenças cardiovasculares

Por ser rica em antocianinas, a cereja ajuda a controlar o colesterol ruim, responsável por formação de gordura nas artérias – isso previne a aterosclerose e reduz o risco de doenças cardiovasculares como o infarto ou o derrame cerebral.

A vitamina C é outro nutriente encontrado na cereja que ajuda a reduzir danos às células, mantendo os vasos sanguíneos saudáveis.

3.  Combate a sintomas de artrite

Devido às suas propriedades anti-inflamatórios e antioxidantes, a cereja reduz inflamações nas articulações, prevenindo ou diminuindo os sintomas de artrite ou osteoartrite.

4. Melhora a qualidade do sono

A cereja possui triptofano, que é importante para a produção de melatonina, hormônio que estimula o sono.

Alguns estudos mostram que tomar suco de cereja pela manhã e, novamente, uma a duas horas antes de dormir aumenta a duração e a qualidade do sono.

5. Redução de dores musculares

Os compostos anti-inflamatórios e antioxidantes da cereja aliviam a dor muscular, o desgaste celular e a inflamação após exercícios físicos. Alguns estudos mostram que o suco de cereja e o extrato da fruta em pó aceleram a recuperação muscular.

6. Faz bem para a saúde dos olhos

A cereja é rica em betacaroteno, que é um precursor da vitamina A, importante para manter a qualidade da visão.

7. Combate à depressão

O triptofano presente na fruta também ajuda na produção de serotonina, hormônio que regula o humor, o estresse e a hiperatividade. Portanto, consumir a fruta pode auxiliar no tratamento da depressão e da ansiedade.

8. Ajuda na manutenção da memória

Alguns estudos sugerem que os polifenóis da cereja ajudam a reduzir a perda de memória, por melhorar a comunicação entre os neurônios.

9. Colabora com o sistema digestivo

A cereja também possui fibras com propriedade laxativa, que melhoram a saúde digestiva e combatem a prisão de ventre. Além disso, os polifenóis da cereja contribuem para o equilíbrio da flora gastrointestinal.

10. Deixa a pele mais bonita

Por ser rica em betacaroteno, vitamina A e C, que são antioxidantes, a cereja ajuda a combater os radicais livres que causam o envelhecimento da pele.

A vitamina C presente na cereja também estimula a produção de colágeno pela pele, diminuindo a flacidez e o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Já a vitamina A protege a pele dos danos causados pelos raios ultravioletas do sol.