Como limpar boca de fogão rapidamente: veja técnicas seguras e práticas

Como limpar boca de fogão rapidamente: veja técnicas seguras e práticas

Conheça uma alternativa segura e cuidadosa para aprender a limpar boca de fogão

Acidentes acontecem. Seja por conta do uso ou por algum respingo, é normal ter que aprender a limpar boca de fogão em algum momento. Porém, por conta da natureza desta atividade, é importante que saiba todos os cuidados para obter um bom resultado.

Assim, o Casa & Agro se preparou para ajudá-lo com as respostas que você precisa. Com isso, em apenas alguns minutos, você deixará o seu eletrodoméstico pronto para funcionar. Além disso, sempre que for preciso, saberá como proceder e limpar boca de fogão. 

Leia mais: Como derreter chocolate no fogão: aprenda essa dica e descubra se no micro-ondas também é possível

Como limpar boca de fogão

Como limpar boca de fogão rapidamente, veja técnicas seguras e práticas (Foto: Canva Pro)
Como limpar boca de fogão rapidamente, veja técnicas seguras e práticas (Foto: Canva Pro)

Segundo Sabrina Ongaratto, em publicação para a Revista Crescer, os acidentes domésticos têm crescido substancialmente desde o período de isolamento. Conforme dados do Ministério da Saúde, os atendimentos emergenciais após algum incidente em casa aumentaram aproximadamente 300% desde 2020. Portanto, é sempre fundamental sabermos exatamente como executar limpezas e manutenções com total segurança.

Em primeiro lugar, é fundamental que desligue o aparelho da tomada, assim como o fornecimento de gás. Em seguida, aguarde que o fogão esteja completamente frio e remova as grades que deverão ser mergulhadas em uma solução de água quente e detergente. Enquanto a misturinha trabalha na remoção das gorduras, você pode se preocupar com a limpeza das bocas.

Logo, desencaixe as bocas e as partes soltas do fogão cuidadosamente. Deixe que fiquem de molho em uma solução de 2 copos de água quente, 1 copo de vinagre branco e 1 colher de detergente neutro. Após 15 minutos de trabalho, esfregue cuidadosamente com uma esponja macia em água corrente. Finalmente, antes de encaixá-las novamente, deixe secando em um local arejado durante algumas horas ou seque com ajuda de um pano.

Entenda mais: Como deixar a chapa do fogão a lenha brilhando: use dicas caseiras para deixá-la um espelho de tanto brilho

Boca de fogão encardida ou manchada, o que fazer?

Por outro lado, quando se trata de limpar boca de fogão encardida ou manchada, o processo é levemente diferente. Neste caso, é melhor usar uma pasta de bicarbonato de sódio feita a partir de 1 colher deste ingrediente e 1 copo de água. Após aplicar por toda a superfície aguarde 10 minutos. Posteriormente, coloque-as dentro da misturinha mencionada no item anterior e lave conforme abordado. Assim, terá um resultado perfeito sem muito desgaste.