Clima e Sustentabilidade na cobertura jornalística é tema de curso no Nordeste

Clima e Sustentabilidade na cobertura jornalística é tema de curso no Nordeste

De 2 a 20 de junho de 2022, serão realizadas três edições do curso “Clima e Sustentabilidade na cobertura jornalística” no Nordeste. Dessa vez, os cursos serão voltados para jornalistas e comunicadores dos estados da Bahia, de Pernambuco e do Ceará. Os interessados devem preencher este formulário.

A carga horária total é de oito horas, e aqueles que tiverem 75% de presença nas aulas receberão certificado de participação. O curso é on-line e gratuito. O número de vagas é limitado, por isso, serão selecionados os participantes entre os inscritos que preencherem o formulário acima.

Os cursos “Clima e Sustentabilidade na cobertura jornalística”, realizados pelo ClimaInfo, têm como objetivo difundir temas relacionados às mudanças climáticas, estreitar o relacionamento com jornalistas e influenciadores e também estabelecer parcerias com os jornalistas na busca de pautas e fontes referenciadas na cobertura climática.

As edições do Ceará, Pernambuco e Bahia estão sendo organizadas com o apoio financeiro do programa SPIPA (Strategic Partnerships for the Implementation of the Paris Agreement), por meio do Instrumento de Parceria da União Europeia com o Ministério Federal Alemão para o Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU), no contexto da Iniciativa Climática Internacional (IKI).

Módulos

1) Ciência do Clima e das Mudanças Climáticas
2) Mudanças Climáticas na Região Nordeste
3) Economia Regional e Soluções para as Mudanças Climáticas
4) Prática na Comunicação Climática

A questão da Justiça Climática é trabalhada transversalmente aos conteúdos.

Objetivos

  • Qualificar jornalistas para a cobertura climática
  • Fomentar o trabalho de profissionais da comunicação no tema da mudança do clima de forma transversal aos assuntos do dia a dia e de várias editorias
  • Ampliar os números de jornalistas e influenciadores formados para entender a complexidade da pauta climática e o jogo geopolítico no qual a pauta se desenrola
  • Aumentar o espaço de diálogo sobre as mudanças climáticas em distintos meios de comunicação

Público-alvo

  • Jornalistas e/ou comunicadores que atuam em distintas editorias das imprensas regional e nacional
  • Profissionais da comunicação de veículos nacionais e regionais
  • Comunicadores de mídia periférica, quilombola e indígena
  • Alunos de jornalismo ou jornalistas recém-formados

Regionalidade

A partir da compreensão da importância de conectar temas de nível nacional e internacional às realidades regionais, foram realizados cursos para jornalistas e comunicadores em geral nas regiões do Sul e Norte do Brasil, em 2021, com a pretensão de realizar edições em todos os estados brasileiros. Os cursos anteriores e o material de estudo de diversas disciplinas estão disponíveis no site e no canal do Youtube do Instituto ClimaInfo.

As edições do Ceará, Pernambuco e Bahia são organizadas com o apoio financeiro do Instrumento de Parceria da União Europeia com o BMU no contexto da Iniciativa Climática Internacional (IKI). As opiniões expressadas são de inteira responsabilidade dos palestrantes e não necessariamente refletem a visão dos financiadores.