Cientistas propõem teste de equilíbrio para avaliar saúde. Entenda

Cientistas propõem teste de equilíbrio para avaliar saúde. Entenda

Você consegue se equilibrar em um pé só por 10 segundos? Pessoas de meia-idade e idosos que não conseguem executar a posição com sucesso correm mais risco de morrer em uma década em comparação com as que conseguem, segundo revela um estudo internacional publicado no British Journal of Sports Medicine.

Durante 12 anos – entre 2008 e 2020 – cientistas avaliaram 1.702 pessoas com idades entre 51 e 75 anos para entender a relação entre equilíbrio e longevidade.

Eles pediram que os participantes permanecessem em um único pé por 10 segundos, sem nenhum apoio adicional. Depois o teste foi padronizado com os voluntários tendo que encostar o pé livre atrás da perna enquanto estendiam os braços ao lado do corpo, olhando fixamente para a frente. Eles tinham apenas três tentativas e 21% dos voluntários falhou.

Na década seguinte, 123 participantes morreram por causas diversas. Depois de ajustar fatores que poderiam influenciar os resultados, como idade, sexo e condições subjacentes, os pesquisadores calcularam que a incapacidade de se equilibrar por 10 segundos na posição está associada a um risco 84% maior de morte nos dez anos seguintes.

Os pesquisadores explicam que manter o equilíbrio requer força muscular, coordenação, visão e raciocínio rápido. Estudos anteriores já associaram a capacidade de sentar e levantar do chão como outro indicador de saúde para pessoas idosas.

A pesquisa, liderada pelo médico Claudio Gil Araújo, da Clínica de Medicina do Exercício (Clinimex), no Rio de Janeiro, contou com especialistas brasileiros, do Reino Unido, Estados Unidos, Austrália e Finlândia.

Os cientistas lembram que o estudo é observacional e não pode estabelecer causa, mas sugerem que um teste de equilíbrio seja incluído nos exames de rotina de idosos.