Cientistas descobrem nova espécie de lesma-do-mar no Reino Unido

Cientistas descobrem nova espécie de lesma-do-mar no Reino Unido

Encontrada nas Ilhas Scilly, região da Cornualha, essa é a primeira vez que o animal multicolorido de apenas 2 centímetros é avistado em águas britânicas

Uma lesma-do-mar multicolorida de apenas 2 centímetros de comprimento, batizada de Babakina anadoni, foi encontrada nas Ilhas Scilly, na região da Cornualha, na Inglaterra. O animalzinho singular, membro da família dos nudibrânquios, é o primeiro de sua espécie avistado no Reino Unido, de acordo com o Cornwall Wildlife Trust.

Antes disso, registros da sua existência apareceram apenas algumas vezes ao longo da costa oeste da Espanha e mais ao sul no Atlântico. “É uma das lesmas marinhas mais bonitas que eu já vi e, como tem menos da metade do tamanho do seu dedo mindinho. Ainda há muito por aí que não sabemos sobre nosso ambiente marinho”, afirmou Matt Slater, oficial de conservação marinha da Cornwall Wildlife Trust, em comunicado.

Costa da Cornualha, na Inglaterra (Foto: Reprodução/ Cornwall Wildlife Trust)
Costa da Cornualha, na Inglaterra (Foto: Reprodução/ Cornwall Wildlife Trust)

Os nudibrânquios, comumente conhecidos como lesmas-do-mar, são animais marinhos de corpo mole que geralmente têm cores brilhantes e formas diferentes. Sua alimentação consiste em algas marinhas, anêmonas e outras lesmas marinhas, além de se defenderem contra predadores pelas células urticantes em suas presas.

“Nunca deixamos de nos surpreender com a vida selvagem aparecendo nas águas das Ilhas Scilly”, disse Lucy McRobert, gerente de comunicações da Isles of Scilly Wildlife Trust. “De raros e belos nudibrânquios a caracóis marinhos violeta a grandes baleias como jubartes e barbatanas, toda vez que mergulhamos abaixo da superfície aprendemos e vemos algo novo”.