Anchor Deezer Spotify

Cientistas criam “fibra invisível” que não muda sabor e textura de alimentos

Cientistas criam “fibra invisível” que não muda sabor e textura de alimentos

Tecnologia desenvolvida por pesquisadores da Austrália pode ajudar reduzir casos de diabetes tipo 2 e prevenir obesidade ao melhorar qualidade de industrializados

Um produto à base de amido, sem glúten e adequado para fortificar alimentos de baixa caloria, foi criado por pesquisadores do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne (RMIT University), na Austrália, junto da empresa Microtec Engeinerring Group. Chamado FiberX, o alimento resiste à digestão no intestino humano.

A equipe do professor associado Asgar Farahnaky utilizou uma tecnologia avançada de modificação de amido junto de materiais de qualidade alimentar para criar o que eles descrevem como “fibra invisível”.

Essa estrutura permite que mais fibras sejam adicionadas a alimentos como pão branco sem alterar o sabor ou a textura. A tecnologia consegue se mesclar com alimentos de baixo teor de fibras, transformando-os em opções mais saudáveis.

Para isso, a estrutura do amido foi modificada em nível molecular e testada para ver como reagiria com as enzimas digestivas. Com essa técnica, a equipe conseguiu converter mais de 80% do amigo em fibra dietética.

“Depois que o amido resistente passa por esse processo, ele precisa ter altos níveis de resistência para ser considerado uma conversão bem-sucedida em fibra alimentar”, explica a coautora e pesquisadora sênior, Mahsa Majzoobi, em comunicado.

A importância das fibras

Fibras são um tipo de carboidrato que não é digerido no intestino humano e ajuda no sistema de digestão, além de prevenir obesidade, diabetes tipo 2 e reduzir os fatores de risco de algumas doenças cardiovasculares. Entretanto, seu uso na indústria alimentícia é complexo, uma vez que textura e sabor são alterados quando se acrescenta uma maior quantidade de fibra.

Por isso, a equipe australiana realizou testes de sabor e análise de textura em pães e bolos com quantidades variadas de FiberX. Eles descobriram que eram capazes de adicionar até 20% de fibras aos alimentos, algo que não é viável com outros tipos de fibra, mantendo o sabor e a textura originais do produto.