Anchor Deezer Spotify

Cidade Center Norte zera envio de resíduos para aterros sanitários

Cidade Center Norte zera envio de resíduos para aterros sanitários

Além do forte trabalho com a gestão de resíduos, foi investido mais de um milhão de reais em ações sociais e programas de capacitação para pessoas em vulnerabilidade social na Zona Norte de São Paulo

Com o propósito de impacto positivo como parte intrínseca do seu modelo de negócio, a Cidade Center Norte adota uma gestão eficiente de resíduos e recursos, que sensibiliza toda sua rede de atuação, como funcionários, promotores de eventos, lojistas e até mesmo os clientes. Entendendo o impacto de sua operação, o complexo formado por quatro empreendimentos, Shopping Center Norte, Lar Center, Expo Center Norte e Novotel Center Norte, formatou um plano com metas a serem perseguidas até 2025, que incluem uma contribuição ativa para o desenvolvimento socioeconômico da Zona Norte. Em linha com este direcionamento, em 2023, a Cidade Center Norte alcançou o marco de zerar o envio de resíduos para aterros sanitários. Cada um dos empreendimentos e suas distintas operações, entre varejo e eventos, trabalharam em sinergia para atingir esta meta.

No dia a dia do Expo Center Norte, a agenda de eventos contribui para uma grande geração de resíduos, proveniente, por exemplo, da montagem de estandes, que utilizam papelão, plástico e madeira. Por meio de um parceiro, os resíduos são adequadamente separados através de uma tecnologia de segregação óptica e encaminhados para a correta destinação: os secos são encaminhados para reciclagem, já aqueles resíduos não passíveis de reciclagem seguem para reaproveitamento energético em alto-fornos em empresas cimentícias. Com esse trabalho, o Expo Center Norte, em parceria com os promotores dos eventos, não destina mais resíduos a aterros sanitários, garantindo a máxima circularidade e evitando impactos ambientais pelo descarte incorreto.

Por sua vez, nos Shoppings Center Norte e Lar Center, o desafio era reaproveitar as toneladas de resíduos, orgânicos e recicláveis, gerados sobretudo nas praças de alimentação. Traçando um projeto 360º, que engloba a sensibilização de lojistas e parceiros, foi dado um novo significado as quase 11 toneladas de restos de alimentos triados na praça de alimentação e de sobras da cozinha: a reutilização dessa matéria como adubo orgânico. Parte deste material é destinado para compostagem interna ou externa, por meio de parceiros qualificados, e/ou utilizada na Horta Orgânica, localizada no estacionamento do Shopping Lar Center.

Por meio da horta, diversas pessoas da comunidade do entorno tiveram acesso à alimentos e refeições de qualidade. Enquanto isso, os resíduos recicláveis de ambos os shoppings, cuidadosamente separados, seguem para a Central de Gerenciamento de Resíduos (CGR), inaugurada em 2017, que desempenha um papel crucial na economia circular: além de separação minuciosa, encaminha os materiais para a reciclagem e, assim como no Expo Center Norte, os rejeitos que não são aproveitados nessa destinação, também são destinados para reaproveitamento, zerando a destinação para aterro sanitário.

Como evolução desta importante iniciativa, em comparação ao ano anterior, 2023 impactou positivamente 116% pessoas a mais, facilitando o acesso à alimentos e refeições de qualidade por meio de ONGs parceiras. Ainda, com o restante dos resíduos que são recicláveis, manuseados por meio da Central de Gerenciamento de Resíduos (CGR), foram comercializadas mais de 732 toneladas de materiais recicláveis como alumínio, garrafas PETs e papéis. Por sua vez, a receita gerada com essas matérias foi integralmente investida em projetos sociais para empoderamento de pessoas em vulnerabilidade social na Zona Norte de São Paulo.

Empregabilidade em foco: iniciativas para capacitar e empoderar a Zona Norte

A Cidade Center Norte, por meio do Instituto Center Norte, acredita no potencial de atividades sociais, culturais, esportivas, educacionais e capacitação profissional como poderosas ferramentas de combate à vulnerabilidade social. Por conta disso, o Instituto Center Norte investiu mais de R$ 1 milhão para inaugurar o Polo Social Zaki, centro social que articula e promove ações para as diversas famílias que vivem na Zaki Narchi.

Além das atividades mencionadas acima, o pilar social da Cidade Center Norte aposta em ações em prol da formação profissional e na articulação com parceiros para criar oportunidades de emprego e geração de renda para pessoas em vulnerabilidade social. Entre as iniciativas lideradas pelo Instituto Center Norte, encontra-se o hub de empregabilidade, que deu visibilidade a mais de 235 vagas disponibilizadas por 18 empregadores diferentes.

Ainda, o Instituto Center Norte investiu em um projeto-piloto de capacitação profissional e possibilidade de contratação, Farol Norte, que concedeu a 140 moradores a oportunidade de estudar entre diversas trilhas educacionais, como varejo, construção civil e até gestão emocional.

“Desde a criação da companhia, acreditamos no potencial da Zona Norte como grande fomentador de oportunidades, sejam elas de inovação social ou empregabilidade. Por isso, seguimos investindo cada vez mais na capacitação de pessoas em vulnerabilidade social e na articulação de iniciativas, convidando outras empresas e protagonistas sociais para participarem dessa transformação”, afirma Daniela Pavan, gerente executiva de sustentabilidade e do Instituto Center Norte.

Esses e outras iniciativas poderão ser consultadas na íntegra no relatório integrado de sustentabilidade da Cidade Center Norte, disponibilizado anualmente em: https://cidadecenternorte.com.br/blog

Caroline Pellegrino

Senior Account Executive

+55 11 3066 7777

Edelman Rua Fradique Coutinho, 50, 13º andar – Pinheiros, São Paulo

www.edelman.com.br

Fonte:  Ascom