Anchor Deezer Spotify

Cidade brasileira surpreende e lidera ranking mundial em campo vital para o planeta

Cidade brasileira surpreende e lidera ranking mundial em campo vital para o planeta

Fortaleza é a melhor cidade do mundo quando se trata de meio ambiente, segundo a pesquisa Global Cities Index 2025 (Índice Global de Cidades 2025, em tradução livre), realizada pela consultoria econômica Oxford Economics, do Reino Unido.

O estudo, que está em sua segunda edição, elabora um ranking a partir de uma seleção de mil cidades entre as mais populosas do mundo. Para definir a posição de cada município, a Oxford Economics calcula uma pontuação com base em 27 indicadores, distribuídos em cinco pilares: Economia, Capital Humano, Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Governança.

A nota é composta da seguinte forma: 30% vêm do pilar Economia; 50% são divididos igualmente entre Capital Humano e Qualidade de Vida (25% cada); e os 20% restantes são distribuídos igualmente entre Meio Ambiente e Governança (10% cada).

A cidade de Nova York, nos Estados Unidos, obteve pela segunda vez a primeira posição no ranking. Em seguida, estão Londres (Reino Unido) e Paris (França). São Paulo (303º), Brasília (339º) e Rio de Janeiro (449º) são os municípios brasileiros com as melhores colocações.

No que diz respeito ao pilar Meio Ambiente, o Brasil se destaca, sendo representado por sete das 20 melhores cidades do mundo nessa categoria — todas localizadas no Nordeste.

Ranking das melhores cidades brasileiras no pilar Meio Ambiente

Posição no ranking Meio Ambiente de 2025 Posição no ranking Meio Ambiente de 2024 Posição no ranking geral de 2025
Fortaleza 598º
Natal 668º
Recife 23º 756º
João Pessoa 11º 14º 790º
Aracaju 12º 13º 732º
Teresina 16º 11º 912º
Belém 18º 25º 755º

Fonte: Oxford Economics

A avaliação desse pilar considera cinco indicadores: qualidade do ar; intensidade das emissões (emissões de CO₂ divididas pelo PIB da cidade); risco de desastres naturais, como ciclones e tornados; anomalias de temperatura (diferença entre a temperatura máxima diária e a média de longo prazo); e anomalias de precipitação (variações nos níveis de chuva da cidade).

Por que Fortaleza é a melhor em meio ambiente?

De acordo com George Bowen, economista-chefe da Oxford Economics e um dos líderes da pesquisa, um dos pontos de destaque da capital do Ceará é a sua estabilidade em relação às chuvas. O município ocupa a “10ª melhor posição do mundo em termos de níveis mais previsíveis e estáveis de precipitação”.

Bowen explica que esse bom desempenho da cidade resulta em “maior resiliência dos ecossistemas, menor pressão sobre a infraestrutura urbana e redução de riscos climáticos, como enchentes repentinas e ondas de calor”.

Outras cidades do Nordeste também se destacam

Assim como Fortaleza, outras cidades da região Nordeste — como Recife, Natal, Salvador, Teresina, Aracaju, Maceió e João Pessoa — apresentam boa qualidade do ar, atingindo níveis adequados conforme os parâmetros definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo o economista-chefe.

Bowen afirma que os principais fatores que contribuem para um ar menos poluído nesses municípios são os baixos níveis de industrialização, a ventilação natural favorável e o clima tropical típico da região.

Além disso, municípios como Recife e Belém estão entre as cinquenta cidades com menor risco de desastres naturais. George Bowen também declara que a capital pernambucana também se destaca por suas baixas emissões de carbono, sendo um lugar favorável “para atingir metas de descarbonização e contribuir com os objetivos climáticos de neutralidade de carbono”.

*Estagiário sob supervisão de Diogo Max