Anchor Deezer Spotify

Chilli Beans lança linha de óculos feita de plástico retirado dos oceanos

Chilli Beans lança linha de óculos feita de plástico retirado dos oceanos

Atualmente, os plásticos representam 85% dos resíduos poluentes marinhos. A cada ano, cerca de 37 milhões de toneladas desses resíduos vão parar nos oceanos, o que representa 50 kg de plástico por cada metro de área litorânea. Mas e se parte desse material todo virasse matéria-prima para novos produtos de uso contínuo?

Foi o que pensou a Chilli Beans, uma das maiores revendedoras de relógios e óculos de sol da América Latina. Seguindo a onda das empresas que enxergam nos resíduos oceânico uma forma de gerar receita e contribuir com a redução do impacto ambiental, a marca lançou recentemente uma coleção de óculos feitos com nylon das redes de pesca descartadas incorretamente no mar.

Foram anos de pesquisa para conciliar qualidade, estilo e sustentabilidade até se chegar na linha ECO, que reflete o compromisso da empresa e investimentos contínuos em tecnologia que contribuam cada vez mais com o desenvolvimento sustentável e a redução de danos ao planeta. As peças, resistentes e flexíveis, possuem alta durabilidade, são tingidas naturalmente e não precisam ser polidas após o processo de injeção.

Ciente de que o mercado para os produtos amigáveis ao meio ambiente é muito maior do que as pessoas pensam, a Chilli Beans tem planos de anunciar novos modelos todos os anos. Parte do lucro obtido com as vendas será revertida à ONG Eco Local Brasil, que apoia a remoção de lixo e promove ações de limpeza em praias e outros pontos litorâneos do país.

Foto: Chilli Beans

Juntos pela reciclagem do plástico

Outras empresas brasileiras, também atentas à construção de um futuro sustentável, desenvolvem iniciativas que promovem o reaproveitamento deste resíduo. Uma delas é a Braskem que, em parceria com a Dinâmica Ambiental, desenvolveu uma iniciativa que dá vida nova a outro tipo de resíduo plástico.

Estamos falando do Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis, que coleta esses materiais nas empresas que dele participam e os encaminha para triagem e reciclagem. Na sequência, com o apoio da Copobras, da Altacoppo, da Unigel e da Innova, eles serão transformados em resina para fabricação de tampas de cosméticos e utensílios domésticos. O programa também orienta e incentiva os colaboradores dessas empresas a instituírem da melhor forma os procedimentos de logística para o destino correto de copos plásticos após o seu uso.

Muito além do reciclar

Da mesma forma que o nylon retirado dos oceanos vira óculos de sol, os copos descartáveis coletados nesta iniciativa também voltam para a cadeia de consumo. E você também pode seguir o exemplo da Chilli Beans, da Braskem e de tantas outras organizações que colaboram para reduzir o imenso impacto causado pelo descarte inadequado. Basta entrar em contato com a equipe da Dinâmica Ambiental para conhecer mais detalhes. A sua organização tem muito a contribuir!