Anchor Deezer Spotify

Ceará dá mais um passo para se tornar referência mundial em energia limpa

Ceará dá mais um passo para se tornar referência mundial em energia limpa

Ceará deu mais um passo importante para se tornar uma referência mundial na produção de energia e amônia verde, uma alternativa limpa e sustentável que pode revolucionar a economia e o meio ambiente. Na manhã desta sexta-feira (6), o governador Elmano de Freitas assinou, no Palácio da Abolição, um Memorando de Entendimento com as empresas GoVerde Energia e Apollo Asset, que pretendem investir R$3 bilhões em um projeto pioneiro no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

O projeto consiste em três fases: a primeira é a geração de energia fotovoltaica, utilizando a abundante radiação solar do estado; a segunda é a transmissão de energia por uma linha dedicada; e a terceira é a indústria de produção de amônia verde, que utiliza o hidrogênio verde como matéria-prima. O hidrogênio verde é obtido a partir da eletrólise da água, usando energia renovável. A amônia verde é um composto químico que pode ser usado como fertilizante, combustível ou matéria-prima para diversas indústrias.

O diretor de Novos Negócios da GoVerde, Ricardo Junqueira, explicou que a empresa já tem um cliente final definido para exportar a amônia verde produzida no Ceará.

“A ideia é construir um parque de geração de energia com uma linha dedicada para exportar amônia verde para o cliente final, que já temos definido. Esperamos conseguir ser pioneiros nessa produção de amônia verde no estado, que tem muitas vantagens competitivas e toda a capacidade de entregar amônia verde para os Estados Unidos e Europa”, disse.

O governador Elmano de Freitas destacou o impacto do projeto para o desenvolvimento do estado e para a preservação do planeta.

“A GoVerde tem a pretensão de fazer um investimento para produção de energia e amônia verde para a exportação. A implantação desse projeto que, para nós, é mais um passo importante daquilo que queremos: o Ceará como referência para o mundo na produção de hidrogênio verde e amônia, para desenvolver nossa economia e gerar mais oportunidades para o nosso povo”, afirmou.

Fase Produção de amônia verde (toneladas/dia) Investimento (R$)
1 40 1 bilhão
2 250 1 bilhão
3 200 1 bilhão
Total 490 3 bilhões

 

Hub de Hidrogênio Verde

O memorando assinado nesta sexta-feira é mais um dos 33 já firmados pelo Governo do Estado com empresas nacionais e estrangeiras interessadas em produzir hidrogênio verde no Ceará. O estado tem se consolidado como um hub de hidrogênio verde na América Latina, com uma capacidade instalada projetada de 6 gigawatts até 2034. O hidrogênio verde é considerado o combustível do futuro, pois não emite gases poluentes na sua produção ou consumo.

Sobre as empresas A GoVerde Energia é uma empresa brasileira que realiza estudos, desenvolve e implanta projetos no segmento de cogeração utilizando energia solar. Desde 2015, executa projetos GreenField, ou seja, construídos do zero. A empresa conta com 120 usinas de Geração Distribuída em estágio de desenvolvimento, operação e construção. A empresa atua em 14 estados, incluindo o Ceará, administrando 325 MWp em 21 distribuidoras.

Apollo Asset é uma multinacional de investimentos focada em criar valor a longo prazo, com ênfase em maximizar o potencial de marcas e negócios. A empresa e seus parceiros têm uma sólida história de geração de valor por meio da excelência na parte operacional, profundo conhecimento da indústria e uma extensa rede global. Mais de 15 anos de experiência em investir em diferentes setores no Brasil.

REDAÇÃO com Assessoria