Capital brasileira fez bonito sendo eleita pela ONU a cidade mais arborizada do mundo
Goiânia foi reconhecida como Cidade Arborizada do Mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU), em reconhecimento às iniciativas de criação e manutenção de áreas verdes dentro do ambiente urbano.
A premiação refere-se aos esforços realizados em 2023, quando a capital goiana consolidou sua arborização com mais de um milhão de árvores espalhadas por 32 bosques e parques. O anúncio foi feito em fevereiro deste ano, colocando Goiânia entre as cidades brasileiras que se destacam pela preservação e ampliação de espaços verdes.

Políticas verdes e arborização urbana em Goiânia
Nos últimos quatro anos, Goiânia plantou 380 mil novas árvores como parte de um programa da prefeitura para aumentar a cobertura vegetal urbana. Entre as ações, está uma lei que obriga que todas as residências tenham ao menos uma árvore em frente às casas. O Viveiro Municipal cultiva 82 espécies de plantas adaptadas ao clima seco, e mais de seis mil mudas estão prontas para distribuição
A Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) realiza mutirões de plantio, com destaque para um evento que contou com 90 mil mudas plantadas em um terreno vazio. A Amma também oferece serviços de orientação e plantio para moradores interessados, através do serviço Disque-Árvore, que pode ser acionado pelo telefone (62) 99639-7495.
O reconhecimento internacional vem pelo programa Cidades Árvores do Mundo, uma parceria entre a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Fundação Arbor Day, lançado em 2019.
O objetivo do programa é conectar cidades globalmente e promover boas práticas no manejo de árvores e florestas urbanas. Para receber o título, os municípios precisam demonstrar compromisso sólido com a silvicultura urbana, atendendo a cinco padrões de qualificação. Além do reconhecimento,
