Caminhada: saiba como 20 minutos por dia podem fazer diferença para a saúde
Convenhamos, dar uma caminhada leve pela manhã e respirar aquele ar gostoso do começo do dia não é uma atividade muito complicada de realizar. A maioria das pessoas, que não possuem nenhuma limitação ou contraindicação médica, podem incluir esse hábito na rotina tranquilamente. E para aqueles que vivem sem tempo, uma notícia pode ser fundamental: 20 minutos diários já podem ser o suficiente – ou necessário.
É o que indica a mais nova recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde). De acordo com a entidade, adultos devem realizar de 150 a 300 minutos de atividade física moderada por semana. Simplificando: 22 a 43 minutos por dia. Porém, se a rotina de exercícios for intensa, o número é menor ainda: de 75 a 150 minutos por semana. Algo que dá em torno de 11 a 22 minutos por dia.
Incluir essa carga de atividades na rotina é o mínimo para que as pessoas consigam extrair benefícios para a saúde. Lembrando que não existe um limite de tempo pré-definido para realizar exercícios físicos. Tudo vai depender do objetivo, capacidade física e da orientação adequada de profissionais de saúde.
No entanto, para as pessoas que são sedentárias e querem melhorar a qualidade de vida, começar a praticar alguma atividade física moderada, como a caminhada, por exemplo, pode ser uma ótima alternativa. Dedicar, pelo menos, 20 minutos por dia para andar um pouco já trará ótimos benefícios para a saúde e o bem-estar. “Os efeitos benéficos do treinamento físico na saúde humana são parcialmente impulsionados por adaptações no músculo esquelético”, explica Marcelo Sady, Pós-Doutor em Genética.
Para motivar ainda mais as pessoas a realizarem algum tipo de atividade física, separamos algumas vantagens importantes. Confira:
Fortalece o sistema cardiovascular
Praticar alguma atividade física aeróbica, como a caminhada ou a corrida, pode potencializar o funcionamento adequado do sistema cardiovascular e melhorar a saúde do coração. De acordo com o cardiologista Juliano Burckhardt, membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), esses exercícios facilitam a remoção de mitocôndrias disfuncionais nas células cardíacas.
Além disso, também pode contribuir para uma melhora geral da saúde. “A redução do colesterol é uma das coisas mais importantes a se fazer para promover a saúde geral do coração. Você precisa ser ativo por 30 minutos na maioria dos dias”, diz o cardiologista.
Favorece a saúde mental
Segundo Gabriel Novaes de Rezende Batistella, médico neurologista e neuro-oncologista, “o exercício melhora o fluxo sanguíneo e protege a memória; estimula mudanças químicas no cérebro que apuram o aprendizado, o humor e o pensamento. Correr pode criar novos neurônios, ajudando o organismo a envelhecer com saúde”.
Promove uma melhor circulação sanguínea
“A prática de exercícios físicos aumenta o fluxo da circulação do sangue e melhora o retorno venoso com a finalidade de levar oxigênio às células dos músculos e tecidos próximos. Assim como o sangue chega nos membros inferiores, ele precisa retornar ao coração para ser bombeado novamente”, explica Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.
Deixa as pessoas mais bonitas
Essa melhora na circulação do sangue permite que os nutrientes ingeridos durante o dia sejam bem distribuídos e absorvidos pelo corpo. “Com a melhora no fluxo sanguíneo, o sistema linfático passa a trabalhar em maior velocidade, desintoxicando o organismo e diminuindo a retenção de líquidos. Isso se reverte na pele deixando-a mais hidratada, corada e mais viçosa”, afirma Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.