Brinque com as crianças reutilizando garrafas PET

Brinque com as crianças reutilizando garrafas PET

Garrafas PET podem virar brinquedos e jogos divertidos em casa. Aproveite os dias junto das crianças com as dicas do educador Rafael Sol. Você nem vai ver o dia passar!

brinquedo de garrafa PET

Abrimos nossa série de atividades de jogos para criativas e professores com a finalidade de uso em casa e na escola. O jogo das argolas inaugura esta série no Arte Reciclada. Este jogo utiliza diversas garrafas PET e para ser jogado à partir de 2 participantes.

Vamos reunir cerca de 12 garrafas PET.

Vamos separar 3 ou 4 para fabricar argolas, e o restante, podemos deixar para que sejam os pinos a serem atingidos.

As garrafas que serão os pinos, devem ganhar maior peso. Normalmente usamos areia alocadas no fundo com funil, ou faça um funil de papel. Muitos dos materiais que vamos usar, podem ser adaptados com criatividade. Vamos precisar de, pelo menos 7 ou 8 garrafas para buscarmos acertar com as argolas.

Para fazer as argolas, como demonstramos na imagem, cortem tiras e use o grampeador para que a argola tenha o dobro do comprimento de uma argola comum. Assim fica mais fácil acertar os obstáculos. Quando criamos um jogo, pensamos em um nível de dificuldade que não seja nem muito fácil, nem muito difícil.

O aspecto ambiental é muito forte no nosso projeto, trabalhando materiais reutilizáveis tais como garrafas PET

brinquedo feito com garrafa pet

Tem que ser bem dosado, para ser divertido, sem ser cansativo. Fabrique várias argolas para termos bom material para a brincadeira. Depois de incluir um pouco de areia no fundo da garrafa, para que as garrafas não fiquem tombando à toa.

brinquedo feito com garrafa pet

Vamos decorar as garrafas para que fiquem coloridas e diversas. No nosso caso, optamos em cortar tiras de papel colorido e colocar nas garrafas para deixar cada um com uma cor distinta. mas podemos trabalhar com outros materiais como retalhos de pano. No caso do tecido, pode ser que nem seja necessário usar areia, se o pano não for muito leve.

Reciclagem de garrafas PET vira brinquedo

O importante é elevar o patamar do objeto garrafa plástica para algo mais lúdico com cores ou detalhes interessantes. Ao final, podemos organizar as garrafas como em um jogo de boliche, ou fazendo o formato de uma estrela. As argolas são distribuídas e ganham quem acertar mais argolas.

Reciclagem de garrafas PET vira brinquedo

Podemos criar um sistema de pontuação. Isso tudo pode ser feito à maneira dos participantes. Quanto mais os professores e jovens se apropriem das atividade, maior o engajamento e maior nível de pertencimento. Desta forma podemos promover uma atividade prazerosa, trazendo um aprendizado como pano de fundo.

brinquedo feito com garrafa pet

Neste caso, podemos colocar um número para cada garrafa, este números podem ser usados para atividades matemáticas como soma, multiplicação entre outros. Por exemplo: a criança faz um soma que o resultado é 7, logo ela deve acertar o número 7 no jogo. Ou acertar duas garrafas, e usar os dois números para fazer uma conta.

Vale lembrar que o aspecto ambiental é muito forte no nosso projeto porque trabalhando com foco em materiais reutilizáveis tais como garrafas plásticas entre outros materiais. Vamos apresentar nas próximas semanas uma boa gama de trabalhos nesta linha.

 

Rafael Sol é artesão e folclorista. Atua como empreendedor maker realizando projetos de educação ambiental e formação de professores. Coordena o projeto Semente Maker e é idealizador do Museu Escola em BH. @sementemaker

Conheça o Manual Maker Reciclagem DivertidaCrianças Garrafas PET
Desbrave o universo sustentável do lixo doméstico, crie brinquedos e aulas incríveis, desenvolvendo projetos infantis com recicláveis!