Anchor Deezer Spotify

Brasil tem áreas que já estão até 3°C mais quentes, aponta o INPE

Brasil tem áreas que já estão até 3°C mais quentes, aponta o INPE

Norte e Nordeste concentram maior parte das áreas com aumento significativo da temperatura máxima nas últimas décadas, com altas acima de 3ºC em algumas localidades.

Folha trouxe dados de um estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) sobre as tendências de temperatura máxima no Brasil. O cenário indicado é preocupante: em algumas áreas, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, a alta na temperatura máxima média é superior a 3ºC na comparação com a década de 1960.

O aumento da temperatura máxima é generalizado em todas as regiões brasileiras, mas a situação é particularmente mais grave no Norte, especialmente nos estados do Amazonas e Roraima, e no semiárido nordestino, principalmente no interior da Bahia. Outra área com aumento significativo da temperatura máxima é o Pantanal, bioma que vem sofrendo rotineiramente com secas e incêndios devastadores nos últimos anos.

Fonte: Inpe | Reprodução do Climainfo

As máximas atuais podem ser ainda maiores se o planeta seguir em uma trajetória de aquecimento médio superior a 2ºC neste século em relação aos níveis pré-industriais. A Folha também abordou uma análise da agência espacial norte-americana NASA com projeções de aquecimento para as próximas décadas.

Em um cenário de aquecimento global superior a 2ºC, as regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil figurarão entre as mais afetadas em todo o mundo. O calor pode resultar em uma diminuição das chuvas, reduzindo a umidade relativa do ar e facilitando as condições para a ocorrência e disseminação de incêndios e queimadas.

Em tempo: Por falar em calor, a semana deve ser marcada por recordes de temperatura alta para o mês de agosto em diversas áreas do Brasil. A despeito do inverno, os termômetros podem se aproximar dos 40ºC em pontos do Sudeste e Centro-Oeste, informou a MetSul.