Anchor Deezer Spotify

Austrália cria dois novos parques de proteção marinha em área duas vezes maior que a Grande Barreira de Corais

Austrália cria dois novos parques de proteção marinha em área duas vezes maior que a Grande Barreira de Corais

Comumente chamada de “Galápagos da Austrália“, a área que circunda as ilhas Christmas e Cocos (Keeling), na costa noroeste australiana, no Oceano Índico, agora passa a ter toda sua rica biodiversidade protegida. O governo do país anunciou a criação de dois parques nacionais marinhos no local, que é habitat de espécies como tubarões-baleia, tartarugas, raias manta, golfinhos-rotadores e uma vasta gama de aves marinhas.

A área total do Indian Ocean Territories Marine Parks chegará a 744 mil km2, ou seja, duas vezes maior do que a da Grande Barreira de Corais.

“A região, muitas vezes descrita como as Ilhas Galápagos da Austrália, abriga recifes subaquáticos únicos e espécies aquáticas raras que atuam como um laboratório natural, ajudando-nos a entender mais sobre a evolução dos oceanos”, afirmou Sussan Ley, ministra do Meio Ambiente da Austrália. “O anúncio de hoje é um forte lembrete da necessidade de proteger nossos oceanos, pois esses dois parques marinhos se juntam a uma rede de 60 parques marinhos em toda a Austrália, abrangendo mais de 4 milhões de km2 – impressionantes 45% das águas de nosso país”.

O governo australiano irá investir inicialmente U$ 5,4 milhões na administração dos parques. Metade desses recursos será destinada a programas de subsídios para apoiar projetos específicos para os ambientes marinhos da Ilha Christmas e da Ilha Cocos (Keeling). O restante será usado em atividades de gestão que aumentarão a preservação da região.

Todo o projeto de criação das áreas de proteção foi idealizado em parceria com as comunidades locais para garantir a geração de renda, seja através da pesca sustentável, ecoturismo ou outros tipos de negócios que levem em conta a conservação ambiental.

Abaixo um vídeo que mostra imagens dos novos parques nacionais da Austrália:

Os caranguejos vermelhos da Ilha Christmas
No final do ano passado escrevi nesta outra reportagem sobre uma das principias atrações das Ilhas Christmas: a época de reprodução de milhões e milhões de caranguejos vermelhos (Gecarcoidea natalis), uma espécie só encontrada ali e em nenhum outro lugar do planeta.

Entre o final de outubro e meados de dezembro, eles saem das florestas onde habitam e rumam para a costa. Lá se acasalam e cada fêmea chega a colocar 100 mil ovos no mar.

Austrália cria dois novos parques de proteção marinha em área duas vezes maior que a Grande Barreira de Corais
Milhares de caranguejos rumo ao mar: barreiras são erguidas ao longo das estradas

Durante várias semanas, os caranguejos são vistos pela ilha, percorrendo trilhas, subindo rochedos e atravessando viadutos, erguidos especialmente para eles para que não sejam atropelados. Meses antes do período de reprodução, a equipe do Christmas Island National Park já prepara o caminho para eles: ergue barreiras temporárias e passarelas ao lado de estradas.

A jornada migratória espetacular se tornou famosa no mundo inteiro e atrai milhares de turistas todos os anos (leia mais aqui).

Austrália cria dois novos parques de proteção marinha em área duas vezes maior que a Grande Barreira de CoraisHá mais de 20 espécies de caranguejos terrestres e semi-terrestres na ilha,
mas nenhum tão famoso como o Gecarcoidea natalis

Suzana Camargo
Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante 6 anos. Entre 2007 e 2011, morou na Suíça, de onde colaborou para publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Depois de dois anos e meio em Londres, vive agora em Washington D.C.