Aumenta a imunidade e protege o coração: 5 motivos para comer açaí

Aumenta a imunidade e protege o coração: 5 motivos para comer açaí

O fruto encontrado tipicamente no Norte do Brasil ainda ajuda a combater anemia e previne o envelhecimento

Fruto encontrado tipicamente no Norte do Brasil, o açaí é considerado um superalimento, rico em nutrientes. Entre as suas inúmeras vantagens, está a de ajudar a combater o colesterol alto, de acordo com estudo da Universidade Federal do Paraná.

Não bastasse isso, ele ainda ajuda a fortalecer o sistema imunológico, algo fundamental em tempos de pandemia de Covid-19. De acordo com cientistas da Universidade Estadual de Montana, nos Estados Unidos, ele apresenta uma sustância chamada arabinogalactana, que tem o poder de estimular células de defesa do organismo.

Quando consumido de maneira mais próxima ao natural, sem adição de açúcares ou xaropes, ele confere diversas outras vantagens ao organismo.

1. Fortalece o sistema imune

Por ser rico em vitamina C, E e ômega 9, ele ajuda no processo de cicatrização.

Unsplashvitamina açaí frutas
Açaí tem vários benefícios comprovados pela ciência. De preferência, consuma-o de forma mais natural possível. Adicione frutas, por exemplo, mas evite paçoca e leite condensado

2. Previne o envelhecimento

Recentemente, o açaí ganhou respaldo científico contundente como potente captador de radicais livres. Ele está no topo do ranking de alimentos antioxidantes.

3. Apresenta atividade anti-inflamatória

Inibindo precursores inflamatórios conhecidos como COX-1 e COX-2, o fruto melhora a inflamação.

4. Protege o coração

Devido ao seu potencial antioxidante, rico em polifenóis, contribui como um vasoprotetor e diminui o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom.

5. Pode contribuir contra anemia

Por ser rico em ferro e outros minerais, como fósforo, é eficiente no combate à anemia.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica