Anchor Deezer Spotify

Asteroide maior que o Pão de Açúcar se aproxima da Terra nesta quarta-feira

Asteroide maior que o Pão de Açúcar se aproxima da Terra nesta quarta-feira

O asteroide 2020 DB5 vai se aproximar da Terra na quarta (14). Quando chegar ao ponto de proximidade máxima, ele vai ficar a 4,3 milhões de quilômetros do nosso planeta, sem oferecer riscos. A distância é semelhante a 11 vezes aquela entre a Terra e a Lua.

A aproximação vai acontecer às 23h05 no horário de Brasília, e a rocha vai estar viajando à velocidade de 34.272 km/h. Segundo informações da NASA, o asteroide tem aproximadamente 488 m de diâmetro.

A equipe do projeto Virtual Telescope conseguiu uma foto do asteroide. Na imagem abaixo, ele aparece estava a cerca de 8 milhões de quilômetros da Terra, se aproximando lentamente de nós:

Esta não é a primeira vez que o asteroide se aproxima da Terra. Na verdade, ele já esteve nos arredores do nosso planeta em 1995 e vai fazer outra visita em 2048, ficando a cerca de 5,3 milhões de quilômetros.

Assim como o asteroide binário que se aproximou na última semana, o 2020 DB5 também é considerado um asteroide potencialmente perigoso (PHA, na sigla em inglês). Esta classificação é dada àqueles cujas órbitas os trazem para cerca de 7,5 milhões de quilômetros da Terra. Além disso, o brilho destes asteroides indica que têm pelo menos 100 m de diâmetro, ou seja, poderiam causar danos significativos caso se choquem com nosso planeta.

Vale lembrar que os PHAs não vão, necessariamente, atingir a Terra em algum momento, mas sim que têm potencial para isso. Assim, ao identificá-los, os cientistas podem modelar suas órbitas e calcular se podem oferecer riscos de uma colisão.