Xô, coceira!

xo coceira
Este é mesmo um caso sério. Mas está chegando ao mercado um medicamento que pode aliviar a coceira do seu cãozinho. Confira!

As estatísticas mostram: cerca de 40% dos cães que chegam às clínicas veterinárias têm problemas com prurido, que você conhece mais como coceira. O estudo, realizado pela Zoetis com 400 veterinários de pets no Brasil, revelou que, quando o tutor chega ao consultório, a principal queixa em relação à coceira é que o incômodo constante compromete não só a qualidade de vida do animal, mas também a do proprietário, chegando a alterar a rotina de uma casa. A segunda motivação é o surgimento de feridas na pele, causadas pelo ato de o animal se coçar.

Para 63%…
… dos clínicos gerais que responderam à pesquisa, a cada dez atendimentos realizados, entre três e cinco são relacionados à dermatologia. Outros 25% revelaram que de cinco a oito atendimentos ocorreram devido a problemas de pele nos cães. Para 75% dos dermatologistas, a coceira foi o principal sintoma de pelo menos um a cada dois pets atendidos no consultório.

Com base…
… nessa pesquisa, a Zoetis está lançando Apoquel, terapia indicada para o tratamento da coceira associada às dermatites alérgicas caninas, incluindo a dermatite atópica, uma doença crônica. Segundo o fabricante, os benefícios do remédio são efeito rápido – início do alívio em até quatro horas – e ampla utilização para diversos tipos de alergias (alimentares; as causadas por ectoparasitas, como pulgas; e a dermatite atópica, que é incurável e ocorre quando o animal é alérgico a substâncias presentes no ambiente, como ácaros, pólen, bolores etc.).

O produto…
… também é seguro no uso prolongado, pois tem a eficácia e a rapidez de ação dos corticoides, porém sem causar os efeitos colaterais desta categoria de medicamentos. A corticoideterapia geralmente deixa os cães, em curto prazo, com respiração ofegante, urina, sede e fome excessivas. Em longo prazo, eles podem sofrer de pancreatite, diabetes, perda de massa muscular, aumento de peso e infecções, entre outras complicações.

Mas, atenção:…
… não utilize o produto sem conversar antes com o veterinário do seu bichinho para que o tratamento possa ser realizado de forma segura. Uma das recomendações é que seja receitado apenas para cães com mais de 12 meses de idade. Veja o que diz Marcela Tocchet, da unidade de Animais de Companhia da Zoetis, sobre o novo medicamento. “Permitirá ao veterinário propiciar um alívio imediato da coceira, enquanto busca um diagnóstico mais preciso para a sua causa. E com a consciência tranquila de que o cão não sofrerá efeitos colaterais”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *