Vestido feito com tenda de refugiados chama a atenção em Londres

Um vestido feito do pesado material de uma tenda, que normalmente é utilizada para abrigar os refugiados na Jordânia, chama a atenção na movimentada estação de trem de St. Pancras, em Londres, exibindo dados da mudança climática fornecidos pelo escritório de meteorologia Met.

O vestido feito por uma das principais designers de moda da Grã-Bretanha, a professora Helen Storey, visa destacar uma questão de crescente preocupação para a Agência da ONU para Refugiados: o papel da mudança climática como um fator importante no deslocamento humano.

O tema está em discussão na Conferência sobre Mudança Climática das Nações Unidas, realizada em Paris entre 30 de novembro e 11 de dezembro, onde representantes de mais de 190 países vão buscar um acordo global para reduzir as emissões de gases de efeito estufa para limitar o aumento global da temperatura.

Migração forçada
Uma média de 26,4 milhões de pessoas por ano são forçadas a deixar suas casas devido a catástrofes naturais, e um número crescente de pessoas vulneráveis vivem em áreas sujeitas a desastres.

O Acnur adverte em um estudo recente que a insegurança alimentar e falta de água conduzirão à concorrência por recursos escassos, sendo que deslocamentos ainda maiores poderão acontecer nos próximos anos devido à mudança climática.

Os participantes que passarem pela estação ficarão cara-a-cara com o vestido, que busca captar a imaginação dos passantes e provocar questionamentos sobre os caminhos pelos quais se pode responder às mudanças climáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *