Só vendo para crer: professor cria árvore que produz 40 tipos de frutos
O professor holandês Sam Van Aken, que leciona na Universidade de Syracuse, em Nova Iorque, domina a técnica do enxerto.
Como resultado da utilização da antiga técnica de enxertos a árvore híbrida que o professor criou, gera mais de 40 tipos de frutas. O projeto, batizado de “Tree of 40” (“Árvore das quarenta”, numa tradução livre do inglês), já dura vários anos, durante os quais o pesquisador enxertou ramos de diversas variedades na mesma árvore.
Para obter a árvore com todas as espécies, são necessários de oito a nove anos, já que a árvore base (ou cavalo, como se diz entre os agrônomos) tem que estar ‘madura’ para receber os enxertos, o que só pode ser feito a partir do terceiro ano de vida da árvore.
Os enxertos são feitos com um broto juntado ao ramo da árvore e preso a ela por uma fita adesiva, até que se unam. Depois que o enxerto ‘pega’ é só cuidar da árvore e aguardar que se desenvolva.
Por também ser um artista, o professor define a “Árvore dos 40″ como ‘obra de arte’, algo para ser admirado. Com certeza, a variedade de cores da árvore, durante a primavera é impressionante, banhada de cores que variam do rosa claro ao roxo intenso.
Com informações do IG, graças a uma postagem do Rimene Amaral em seu perfil do Facebook. O vídeo do TEDxManhattan é um bônus extra para nossos leitores, especialmente por já estar com as legendas em Português.
A palavra ‘drupa’, que aparece no vídeo refere-se às frutas que possuem uma única semente, envolta pela ‘carne’ da fruta.

