Projeto Fundo Limpo retira lixo das praias

Grupo de mergulhadores voluntários combate à poluição nos mares

Expedições Urbanas: projeto tira lixo dos mares; Como Será? (Foto: Globo)Renato Cunha mergulhou para recolher o lixo do fundo do mar (Foto: Globo)

Um dos problemas que ameaça a qualidade ambiental dos mares e oceanos do mundo é o lixo. Um estudo feito pelo Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas calcula que 14 bilhões de quilos de lixo são jogados nos mares todos os anos. Deste total, mais de 70% dos poluentes vêm de regiões costeiras, ou seja, chegam ao mar pelo esgoto ou são jogados pela população que mora no litoral ou pessoas que usam as praias como local de lazer ou turismo.

No Expedições Urbanas desta semana, Renato Cunha vai até Salvador conhecer um grupo de mergulhadores voluntários que está fazendo a diferença no combate à poluição nas praias da cidade. É o projeto Fundo Limpo, que desde 1994 organiza mutirões de limpeza. Para participar, é preciso fazer um treinamento rápido. Além do equipamento de mergulho, é necessário o uso de uma luva para evitar ferimentos nas mãos quando em contato com o lixo. Para fazer o armazenamento do lixo, são utilizadas boias ou sacos-rede. É importante também contar com embarcações de apoio e GPS.

Renato, então, decide botar a mão na massa e ajudar na limpeza. Esse lixo que vai para o fundo do mar pode causar sérios danos ao habitat marinho, como a morte de corais, de peixes, de tartarugas e até de golfinhos, que comem o plástico achando que é alimento. No mutirão, o Fundo Limpo acha de tudo no mar, desde garrafas pet, embalagens, latas de alumínio, madeira, tecido e até pneus.

Além de preservar a fauna marinha, o projeto protege a saúde das pessoas. Depois do mergulho, o grupo se reúne para ver o conteúdo que foi recolhido durante a limpeza. Ao todo, o grupo conseguiu retirar cinco quilos de lixo mar.

Fonte: Rede Globo – Como Será?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *