Produção agroecológica é tema de evento, no Day Camp, em Campina Grande
6º Encontro do Pais vai oferecer capacitações, técnicas de manejo e discutir oportunidades e desafios para os negócios rurais
Com o tema “Agroecologia para o Semiárido”, o 6º Encontro da Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais) irá reunir cerca de 100 produtores das regiões do Brejo, Curimataú e Cariri que cultivam e vendem alimentos sem agrotóxico das regiões. O evento começou na segunda-feira (9) e segue até esta quarta-feira (11), no Day Camp, em Campina Grande.
O enfoque da 6ª edição serão as capacitações de gestão dos negócios rurais, técnicas de manejo adequadas para o semiárido, como vender para programas federais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), acesso a novos mercados, oportunidades em momentos de crise, além de palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
De acordo com a gestora do Pais do Sebrae em Campina Grande, Andrea Xavier, esta edição espera mobilizar e esclarecer as dúvidas dos produtores. “Vamos dar atenção especial ao CAR, pois o cadastro deve ser feito por todas propriedades rurais até maio do ano que vem. Esperamos todos os nossos parceiros para essa realização”, falou.
Andrea destacou a importância do produtor participar do evento. “Disponibilizaremos aos produtores informações, tecnologias, técnicas de manejo apropriadas para a região semiárida, além de realizarmos um verdadeiro intercâmbio cultural. Quando reunirmos os técnicos, a equipe administrativa e os agricultores, a troca de conhecimentos será enorme”, enfatizou.
Durante o encontro, os produtores poderão compartilhar experiências, dificuldades e êxitos. De acordo com a gestora, essa troca de conhecimento enriquece o desenvolvimento da comunidade rural e do projeto. “Somos o único Estado que realiza anualmente esse encontro. Acreditamos que essa importante troca de conhecimentos estabelece relações seguras e de força para o desenvolvimento da cadeia produtiva da agroecologia, proporcionando o sucesso do empreendimento rural”, concluiu.
Programação
Segunda-feira (9)
14h – cursos “Despertar rural, “Boas práticas na manipulação de alimentos” e “Formação de preço de venda”;
19h – Abertura Oficial;
20h – Palestra “Cadastro Ambiental Rural (CAR)”, com Renato Albuquerque;
Terça-feira (10)
8h – Cursos “Despertar rural, “Boas práticas na manipulação de alimentos” e “Formação de preço de venda”;
14h – Cursos “Despertar rural, “Boas práticas na manipulação de alimentos” e “Formação de preço de venda”;
Quarta-feira (11)
9h – Oficina “Falando de crise”, com Marluce Santana;
12h – Almoço;
13h – Palestra “Como fornecer para o PPA e PNAE”, com Helton John;
16h – Encerramento.