Primate Field Course 2018 (Brasil, Paraíba)

Data: 05/07/2018 das 08:00:00 às 16:00:00

O Dr. Paul A. Garber (Universidade de Illinois, Urbana, Illinois, EUA) e o Dr. Nicola Schiel (Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil) têm o prazer de oferecer um curso de campo de três semanas sobre comportamento, ecologia e conservação de primatas do Nordeste do Brasil.

Esta é a segunda vez que estamos ensinando o curso, que é projetado para estudantes de graduação e pós-graduação interessados em primatologia, comportamento animal, ecologia tropical, conservação e biologia de campo. O curso envolverá palestras diárias e observações de campo destinadas a desenvolver uma sólida estrutura teórica e empírica para o estudo da diversidade e complexidade dos ecossistemas tropicais. Todas as palestras, instruções e trabalhos escritos serão em inglês e, portanto, os alunos que cursam o curso devem ser proficientes em inglês. Este curso está aberto a estudantes de graduação, graduados recentes e estudantes de pós-graduação em todo o mundo.

Cada aluno realizará um projeto de pesquisa individualizado sobre o comportamento, a ecologia ou a conservação de um grupo de sagüis comum (Callithrix jacchus) que abrigue a Estação de Pesquisa Biológica de Baracuhy. Nosso site de campo é caracterizado como um habitat seco de floresta de esfregaço (Caatinga). A classe também contará com uma oficina de Sistemas de Informação Global (SIG) e uma oficina bioacústica. Além disso, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre a cultura, comida e história do Brasil, e conhecer e interagir com pessoas locais que vivem nas comunidades adjacentes ao local de campo.

O curso terá lugar de 5 de julho a 28 de julho de 2018, na estação de campo biológico de Baracuhy, localizada a 4 km do município de Cabaceiras, no estado da Paraíba. Os assistentes de professores e pós-graduação trabalharão em estreita colaboração com os alunos para ajudá-los no desenvolvimento e conduzir seu projeto de pesquisa, incluindo a formulação de objetivos e hipóteses, desenvolvendo um conjunto apropriado de métodos de pesquisa, coleta e análise de dados e redigindo um relatório final. Os tópicos de pesquisa incluem: efeitos do tamanho corporal no comportamento posicional (postura e locomoção); diferenças baseadas na idade ou no sexo na dieta, orçamento de atividade e padrões de forrageamento; cognição espacial e tomada de decisão; os custos e os benefícios das interações sociais afiliativas e agonísticas e os sistemas de acasalamento de saguis e os benefícios da assistência cooperativa para lactentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *