Pote de água na calçada pode proteger os animais durante o verão

Além dos humanos, os animais, em especial cães e gatos, necessitam de cuidados especiais para espantar o calor. A SOS Animais Abandonadas de Jundiaí (SP), por exemplo, tem hoje 57 cães e 129 gatos em seu espaço e os tratadores sabem da importância de oferecer um espaço adequado para que os animais não sintam tanto o efeito do calor.

A presidente da entidade Valéria Bianchi Siqueira comenta que o correto é manter a circulação de ar o tempo todo, por isso os mesmos são colocados em lugares onde há sombras e correntes de vento. Mas a água limpa é importante. “Nós fazemos o possível para proporcionar um ambiente agradável, porém a população deveria prestar atenção pelas ruas. Não custa nada colocar um pote de água na calçada para matar a sede de cães de rua porque eles sentem muito calor”, comenta Valéria lembrando que joga essência de citronela para evitar as moscas.

Na Uipa, entidade que abriga 400 animais, entre cães e gatos, a troca de água também é feita duas vezes ao dia para manter a temperatura mais agradável possível. “É uma época em que os animais comem menos e por isso evitamos encher as vasilhas. Eles têm que ficar livres para procurar sombra”, comenta a presidente da entidade Carmela Panizza.

As doações de frutas e legumes para as entidades podem ser feitas pelos telefones 95461-4018 (Animais Abandonados) ou 99936-3470 (Uipa).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *