Pesquisadores encontram 214 novas espécies de vírus em peixes e anfíbios

Os vírus estão em todos os lugares.” Quem garante é o epidemiologista Eddie Holmes da Universidade de Sydney, na Austrália. Ele e sua equipe vasculharam mais de 186 espécies de peixes, répteis e anfíbios, geralmente ignorados no estudo da infectologia, em busca de vírus de RNA, como a maioria dos responsáveis por doenças em humanos e descobriram 214 tipos diferentes.

Além da diversidade, com 24% desse volume sendo encontrado dentro de um único indivíduo, foram as semelhanças que mais chamaram a atenção dos pesquisadores. Todos possuem características semelhantes aos encontrados em humanos, como a gripe e o resfriado.

“O peixe, em particular, carrega uma incrível diversidade de vírus, e praticamente todo tipo de família de vírus detectado em mamíferos é agora encontrado em peixes”, disseHolmes. “Até encontramos parentes do vírus Ebola e da gripe em peixes.”

Apesar de querer dizer pouco para a nossa saúde, já que as diferenças fisiológicas tornam altamente improvável um vírus de sapo sobreviver em um ser humano, a descoberta ajuda a compreender a evolução desses seres  ao longo da história.

“Esse estudo revela que alguns grupos de vírus já existem para toda a história evolutiva dos vertebrados”, contou o epidemiologista. “Pela primeira vez, podemos definitivamente mostrar que os vírus de RNA têm muitos milhões de anos e existem desde que os primeiros vertebrados existiram.”

O estudo, publicado na Nature, concluiu que os vírus modernos emergiram do oceano com os nossos ancestrais marinhos, e evoluíram assim como todos os seres vivos, lado a lado com os vertebrados, se adaptando para sobreviver seja em peixes ou em você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *