Pesquisadores do Instituto Leibiniz criam pneu que se regenera sozinho
Uma nova técnica desenvolvida por cientistas do Instituto Leibiniz de Pesquisas em Polímeros da universidade de Dresden, na Alemanha, permite que se fabrique um tipo de borracha que, após ser furada ou cortada, consegue se regenerar sozinha, sem a necessidade de interação humana.
De acordo com os cientistas, após um período de oito dias a resistência da borracha de um pneu furado volta a um nível que suporta pressões de até 750 Psi, um número mais de vinte vezes superior à pressão normal do pneu de um carro, que varia entre 28 e 35 Psi. Durante este tempo, basta deixar o pneu na garagem enquanto ele automaticamente volta à sua antiga forma. Aí basta enchê-lo novamente e usar.
Embora ainda não estejam disponíveis comercialmente pneus utilizando a tecnologia, de acordo com os pesquisadores isso é viável, o que significa que, no futuro, não precisaremos temer tanto os cacos de vidro e pregos nas ruas. No vídeo abaixo, é possível ver o material sendo cortado e regenerado, além de uma breve explicação.