Personalidades da TV, da música e do esporte aderem à campanha ‘Alzheimer, conviver é viver’
Personalidades da TV, da música, do esporte e da mídia aderiram à campanha 2020 de conscientização sobre a doença de Alzheimer. Promovida pelo site Alzheimerebook desde 2015, a campanha foi realizada durante todo o mês de setembro — em especial 21/9, data dedicada ao Dia Mundial para Conscientização do Alzheimer — quando famosos como o jornalista Cid Moreira, os atores Rodrigo Lombardi e José Lotero, o cantor Arlindo Cruz, entre muitos outros apoiadores vestiram a camisa com a frase “Alzheimer, conviver é viver” para alertar e orientar a população sobre a doença, a prevenção, causas e tratamentos do Alzheimer e seus comprometimentos.
O foco principal da campanha é combater o medo e os estigmas em torno de cuidadores (as) familiares ou não, que convivem com pessoas com Alzheimer e outras demências. Vale destacar que nestes tempos de pandemia se faz necessário repensar a forma como lidar com as pessoas, sobretudo, com os idosos que convivem com Alzheimer ou outros tipos de demência (a Doença de Alzheimer é o tipo mais comum entre os tipos de demência).
O Alzheimerebook chama a atenção para a importância de conversar mais sobre demência:
“Falar e conhecer são boas formas de conviver com o tema. A conscientização é a melhor ferramenta de combater o estigma. No Brasil já se fala em algo próximo a 6 milhões de portadores de Alzheimer até 2060. É necessário, desde já, conscientizar a população sobre os fatores de risco, sobretudo aqueles que são modificáveis (diabetes, hipertensão, obesidade, sedentarismo, inatividade intelectual, depressão, tabagismo entre outros), bem como sobre a necessidade de conhecer o problema para conviver com pessoas demenciadas e seus cuidadores, preservando a inclusão social de todos. E como é importante perceber os primeiros sinais de demência e procurar ajuda de um médico o quanto antes para melhor conviver com a doença.
Participaram da campanha o técnico de futebol Abel Braga; Andrezinho (cantor do Grupo Molejo); o sambista Arlindo Cruz e sua esposa Babi Cruz; o ex-jogador de vôllei Bernard Rajzman; o ex-técnico de vôlei Bernardinho; Bruno Chateaubriand e o marido Diogo de Lima Bocca; o cantor Fagner; o cantor Toni Garrido; Cid Moreira; Claudia Liechavicius, do site Viajar pelo mundo; a velejadora Isabel Swan; o ator José Loreto; Júnior (comentarista da Globo e ex-jogador de futebol); o jogador de vôlei Marcelinho Elgarten; Marcus Vinicius Freire (Sócio da Play9 e medalhista olímpico de vôlei); Parreira (ex-técnico da seleção brasileira); Paulo Autuori (treinador do Botafogo); a chef Roberta Sudbrack; o ex-atleta Robson Caetano; o ator Rodrigo Lombardi; o jornalista Vinícius Dônola; Zico (o embaixador do Alzheimer no Brasil); e o Motoclube Bodes do Asfalto Zona Oeste, grupo de motociclistas que percorreu a orla da Barra da Tijuca até o Flamengo vestindo a camisa da campanha.
O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que se manifesta apresentando deterioração cognitiva e da memória de curto prazo e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais que se agravam ao longo do tempo.
Confira mais depoimentos no Instagram @alzheimerebook