Pântano é uma área permanentemente saturada ou preenchida com água

Pântano é um tipo de ecossistema constituído de planícies parcial ou totalmente inundadas, cobertas com uma vegetação densa e um solo com grandes quantidades de matéria orgânica. Ele é formado por águas paradas e pouco profundas e compreendem um dos tipos de ecossistemas das chamadas zonas úmidas, que se localizam entre os ecossistemas terrestres e aquáticos. O pântano também pode ser encontrado na foz de grandes rios, sobretudo nos deltas, devido à sedimentação de aluviões e limos em terras ao nível do mar.

O Pantanal é um pântano?

O bioma Pantanal, localizado nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é comumente confundido com um pântano. Ele recebe esse nome por se tratar de uma planície sazonalmente inundada pelo rio Paraguai, mas não pode ser caracterizado como um pântano. Isso acontece porque os pântanos são ecossistemas que permanecem alagados durante o ano inteiro.

Fauna e flora dos pântanos

A fauna dos pântanos é composta por diferentes tipos de peixes, patos selvagens, cisnes, salamandras, cobras d’água, jacarés, rãs, gaivotas, raposas, entre outras espécies. A vegetação varia de acordo com o grau de salinidade da água que inunda o pântano, que pode ter baixo ou alto teor de sal.

Nos pântanos com baixo teor de sal na água (considerados pântanos de água doce), são comuns ciprestes, eucaliptos, salgueiros, bordos e palmeiras. Por outro lado, os pântanos de água salgada têm pouca vegetação, porque a maioria das plantas não consegue se desenvolver em água salgada. Entretanto, a vegetação chamada de mangue é bem adaptada a este nesse tipo de ambiente.

Importância dos pântanos

Os pântanos possuem grande importância para a humanidade, já que prestam diversos serviços ecossistêmicos essenciais para a manutenção e sobrevivência dos seres vivos. Entre eles, está a proteção contra tempestades, a regulação de enchentes e a facilitação da irrigação para a agricultura. Além disso, eles servem de habitat para uma enorme diversidade de aves, peixes e outros organismos aquáticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *