Onça-pintada resgatada em Goiânia é solta em área de preservação
Um vídeo mostra o momento em que a onça-pintada que foi resgatada em uma mata de Goiânia (GO) é solta em uma área de preservação no Vale do Araguaia, no norte do estado. O felino estava dentro de uma jaula, na carroceria de uma caminhonete. Ao perceber que a grade tinha sido retirada, o animal correu em direção à mata.
A entidade reforçou as buscas pelo animal, que era procurado há 10 meses pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na região.
O animal é macho e pesa 84 kg. De acordo com o Instituto Onça-Pintada, o felino tem 3 ou 4 anos de vida. Os biológos colocaram na onça uma coleira com GPS para monitoramento.
Buscas pela onça
Desde fevereiro, equipes do Ibama tentavam capturar a onça. No último dia 10, imagens de câmeras de segurança registraram a onça passeando no condomínio de casas. Na ocasião, o presidente da associação dos moradores, Ademilson Salomão, afirmou que a onça já havia sido vista outras duas vezes em menos de um mês no local, que tem cerca de 450 mil metros de área verde.
O animal chegou a ser flagrado por câmeras de monitoramento do Ibama, mas não caiu nas armadilhas instaladas. Segundo o instituto, a onça se estabeleceu na região por ter fácil acesso a água e vários animais silvestres.
