Oficina transforma produtos que iriam para o lixo em brinquedos sustentáveis

Brinquedos feitos de material reciclado. (Foto: Manu Yael/Arquivo Pessoal)

Brinquedos feitos de material reciclado. (Foto: Manu Yael/Arquivo Pessoal)

Quase todo mundo tem em casa uma garrafa PET, um pote de extrato de tomate, latas, caixas, entre outros itens que após o uso iriam parar direto na lata de lixo. Pensando nisso, uma arte-educadora venezuelana que trabalha com reciclagem de materiais vai realizar uma oficina sobre confecção de brinquedos com materiais recicláveis, no sábado (22) na vila balneária de Alter do Chão, em Santarém, no oeste do Pará.

Crianças adoram brinquedos diferentes e todas com certeza têm muito o que aprender com a reutilização de materiais recicláveis. O reaproveitamento de embalagens cria a possibilidade de se construir um brinquedo educativo e sem custos adicionais que pode ser feito com a ajuda da própria criança, ao mesmo tempo ensinando-a de forma natural a ser cuidadosa com o meio ambiente.

A oficina que será ministrada pela arte-educadora Carmem Yanet, é voltada para adultos, pais, mães, educadores, artesãos e simpatizantes. Durante a oficina haverá construção de pau invisível mágico, feito com rolhas e pedaços de PVC com de altura 60cm.

Para a pedagoga Aurea Santos, aprender a criar o próprio brinquedo a partir de itens que teriam o lixo como destino é muito importante, pois desperta na criança o sentimento de autoconfiança e realização. “Além de ser um trabalho interessante, desenvolve a criatividade da criança, tornando-a um indivíduo mais sensível e que vê o mundo com outros olhos”, disse.

Importância da Reciclagem
Ao reciclarem, os seres humanos estão contribuindo para um desenvolvimento sustentável para o planeta. Alguns materiais inorgânicos levam até 5.000 anos para se decompor. A maioria dos materiais que vão para o lixo pode ser reciclada. Ao reciclar, a sociedade ajuda a preservar e até melhorar o planeta para as gerações futuras, diminuindo a poluição e mantendo os recursos naturais disponíveis.

Objetos que podem ser reciclados

  • Papel: jornais, folhetos, caixas de papelão, revistas e demais embalagens feitas de papel
  • Vidro: garrafas, frascos de medicamentos e algumas embalagens de alimentos
  • Plástico: garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas dos supermercados
  • Metal: latas de alumínio, de aço, tampas, cobre, alumínio, pregos, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *