Não sabe como tirar a sujeira da janela? Conheça um passo a passo simples

Se você é da turma dos virginianos (alô, fãs de horóscopo!) superatentos aos detalhes da faxina do banheiro, da cozinha e dos quartos, provavelmente, já se deparou com algum vidro manchado, que precisava de uma higienização mais cuidadosa.

Segundo a personal organizer Juliana Faria, da Yru Organizer, algumas técnicas de limpeza garantem a economia de tempo e dinheiro, para que você não desperdice produtos. “Por exemplo, não limpe os vidros no horário em que o sol estiver batendo neles, pois o calor vai secar o produto antes mesmo de você retirar, causando outras manchas que você terá que retirar depois”, orienta.

Para te ajudar a realizar uma limpeza eficaz, a plataforma de serviços gerais Triider nos ajudou a listar algumas dicas infalíveis. Confira!

1. Nada de jornal velho

O truque do jornal velho é famoso por ser um aliado da higienização de vidros. Mas, na verdade, se você passar jornais velhos sobre a superfície, o papel deixará marcas da impressão gráfica no vidro. Resultado: trabalho em dobro para retirar as manchas!

2. Fuja de produtos à base de solventes

Vidros são superfícies frágeis e, por isso, pouco imunes à ação de produtos à base de solventes, como saponáceos e ácidos. Na hora de limpar os vidros da sua casa, fuja desse tipo de produto e não considere a possibilidade de fazer um teste.

Isso porque, sobretudo em molduras de madeira – como portas e janelas – a formulação dos solventes é implacável, comprometendo não somente a superfície do vidro, mas, também, o acabamento do material.

Dicas para limpar vidros manchados (Foto: Getty Images)

3. Detergente neutro e produto limpa-vidros são aliados

Os limpa-vidros convencionais do mercado são boas opções para essa tarefa. Entretanto, nem sempre somente ele é suficiente, especialmente se os vidros estiverem muito sujos – como no caso das cozinhas ou áreas de churrasqueira –, onde as superfícies estão mais sujeitas ao vapor de gordura.

4. Detergente neutro é o seu melhor amigo

Se não for possível lavar as janelas, o indicado é diluir algumas gotas de detergente neutro em água e fazer a limpeza com o auxílio de flanela ou esponja macia embebida nessa solução.

5. Sempre utilize uma flanela ou esponja

Independentemente dos materiais utilizados, não é indicado borrifar o produto diretamente sobre a superfície, pois além de dificultar a limpeza, isso deixa resíduos que poderão manchar o vidro ou torná-lo opaco.

6. Combine movimentos verticais e horizontais

Um truque que pouca gente conhece é a combinação de movimentos horizontais e verticais para limpar os vidros. Basta higienizar um lado da janela com movimentos verticais e o outro lado com movimentos horizontais. Mas a movimentação deve ser constante e precisa para garantir um bom resultado.

7. Repeat!

Pode ser necessário repetir o procedimento para uma limpeza ainda melhor.

8. Retire bem o produto

Depois, é só enxaguar levemente e secar com um pano seco, macio e que não solte fiapos.

9. Acessórios são bem-vindos, mas com cuidado

Se você tiver um rodo dupla-face, que são aqueles com esponja para lavagem e tecido para secagem, pode usá-lo na higienização. No entanto, o maior cuidado que você deve ter é de não utilizar o lado abrasivo da esponja. Afinal, por mais macia que possa parecer, a face abrasiva é capaz de riscar ou danificar o vidro.

Dicas para limpar vidros manchados (Foto: Getty Images)

10. Secagem por etapas

A recomendação é não usar água em abundância. Até porque, quanto mais água for utilizada, maior será a chance de ela secar naturalmente junto aos produtos aplicados, o que ocasiona manchas na superfície. Portanto, o melhor é utilizar apenas o necessário para o enxágue, fazendo a secagem por etapas.

Se as superfícies forem muito grandes, como no caso de janelas de vidro, considere limpar e secar pequenas áreas em sequência. Assim, o resultado não será comprometido e todas as partes ficarão limpas de maneira homogênea.

11. Papel-toalha para finalizar

Ao contrário do papel de jornal, o papel-toalha absorve na medida certa e não deixa marcas ou fiapos nos vidros. Porém, esse segredinho só funciona quando a janela já está devidamente limpa. Ou seja, o papel-toalha serve para finalizar a secagem, e não para limpar as superfícies.

Com a área já limpa e enxaguada, pegue algumas folhas de papel-toalha e passe-as uniformemente sobre os vidros. Repita a operação para melhor polimento, e os vidros ficarão limpos e brilhantes!