Mário Tourinho repercute Revista Espaço Ecológico em artigo no Correio da Paraíba

A última edição da Revista Espaço Ecológico, publicada em junho, foi objeto de artigo de Mário Tourinho, publicado no último domingo(2) no Jornal Correio da Paraíba.

Confira o artigo na íntegra:

 

 

Uma revista mais que ecológica

Mário Tourinho
Administrador
mario_tourinho@yahoo.com.br

Por que aqui dizemos e nos referimos a uma revista “mais que ecológica’?!…
– Simplesmente porque ela – essa revista a que queremos nos reportar – vai mesmo além do sentido científico da ecologia. Como do conhecimento geral, “ecologia é uma ciência que estuda o meio ambiente e os seres vivos que nele existem.
Esta revista tem por nome exatamente “Revista Espaço Ecológico”. Mas, ao dar espaço para artigos e outras matérias relacionadas à ecologia, defende sobretudo o meio ambiente. A propósito, vale lembrar uma sua mensagem, espécie de “slogan” que vincula ao seu próprio nome: “Uma Aula de Sustentabilidade e Meio Ambiente”.
A foto que ilustra estes escritos corresponde à capa da mais recente edição da “Revista Espaço Ecológico. É a edição de junho do corrente ano, embora ainda não tenha obtido condições de circular com periodicidade mensal. E é lastimável que faltem condições para essa ”sustentabilidade”… a “sustentabilidade” de uma revista que desenvolve uma imensurável contribuição para a conscientização da preservação do meio ambiente.
“É tão oneroso, assim, fazer circular uma revista com tão nobre propósito educativo-cultural e de tanto bem para a sociedade?!”.
– Mesmo não sendo “tão oneroso, assim”, as instituições que deveriam apoiar dizem não poder … dizem não ter verba… ou não vincularam às suas próprias finalidades esta de propugnar pela conscientização da defesa do meio ambiente.
Conversando com o diretor executivo da revista, Gualbeno Freire (e na página de seu editorial vemos que Alexandre Nunes é o jornalista responsável), tomamos conhecimento das dificuldades (real desequilíbrio econômico-financeiro) para manter uma revista com mais de mil exemplares para a irradiação da consciência de preservação do meio ambiente.
Puxa, gente, quão lastimável é não haver verba governamental para apoio a tão importante ação educativo-cultural e de preservação ambiental! Mas temos esperança de que tanto a SUDEMA-PB como a SEMAM-JP vão empenhar-se para essa sustentabilidade da “Revista Espaço Ecológico”, que em sua mais recente divulgação, numa especial matéria destacando “João Pessoa – uma cidade em busca da sustentabilidade”, afora artigo de Deusimar Guedes chamando a atenção de que “A proteção do meio ambiente ajuda na prevenção às drogas”. Também tem reportagem assinada por Assis Cordeiro apontando que “Verticalização pode aumentar calor e desconforto em João Pessoa”
E tem bem mais!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *