Lavar as mãos é essencial para evitar a propagação de germes
Mãos sujas propagam germes via contato direto. Ensine as crianças sobre a importância de fazer uma lavagem das mãos correta
Toda criança aprende na escola que devemos lavar as mãos antes das refeições e antes e depois de ir ao banheiro. Mas você ainda se lembra dos motivos? O Dia Mundial da Higienização das Mãos, comemorado no dia 5 de maio, foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2009, para que cada vez mais as pessoas se conscientizem da importância da lavagem das mãos e dos benefícios que essa hábito traz para a saúde de todos, evitando as transmissões de infecçõespor vírus, fungos e bactérias.
Em geral, micro-organismos são transmitidos de quatro formas: contato direto, contato indireto, gotículas de secreções respiratórias e pelo ar. Como as mãos estão sempre em contato com diversos ambientes e superfícies, elas ficam muito vulneráveis a adquirirem micro-organismos potencialmente danosos à saúde.
Uma pesquisa feita pela Universidade do Arizona aponta que um vaso sanitário contém muito menos bactérias do que em uma mesa de trabalho, onde o número chega a ser 400 vezes maior. O Dr. Charles Gerba, professor de microbiologia ambiental da universidade, conta que isso acontece porque além da falta de higiene das mãos, ao colocar maquiagem, lanches e carteira sobre a mesa do local de trabalho, cria-se uma ponte de fácil acesso para a transmissão de micróbios. Gerba também explica que não há tanto fundamento na preocupação das pessoas em higienizar o assento ao se sentarem no vaso sanitário de um banheiro público – são outros locais do banheiro que estão mais sujeitos às bactérias, como portas e maçanetas.
Evite a água quente
Apesar de ser mais confortável em épocas frias, o uso da água quente na hora da lavagem das mãos traz prejuízos ao meio ambiente, tais como o desperdício de energia e a poluição do ar. Amanda Carrico, professora assistente de pesquisa no Instituto de Vanderbilt para a Energia e Ambiente, conta, em entrevista à National Geographic, que embora o fato de lavar as mãosuma única vez com água quente pareça não causar impacto algum, ao ampliar sua prática em larga escala, o hábito pode elevar muito o nível de emissões de CO2. E se você tem a pele sensível, a água quente pode causar irritações cutâneas e levar até a uma colonização bacteriana, em vez de diminuir a quantidade de micro-organismos.
Em termos de higienização, apesar de ser verdade que o calor mata germes, a água teria que estar muito quente para isso valer também na hora da lavagem das mãos.
Sabonete bactericida
As propagandas alegam o contrário, mas sabonetes bactericidas podem trazer riscos à saúde. Isso porque eles eliminam quase todos os tipos de micro-organismos presentes na pele (inclusive alguns potencialmente benéficos) e aumentam a resistência das poucas bactérias que não são eliminadas com o produto, fazendo com que as futuras gerações do micro-organismo sejam ainda mais resistentes a bactericidas. Muito disso se deve ao triclosan. O sabonete comum já é bastante eficaz para a prática de lavar as mãos.