João Pessoa tem 2.400 ipês catalogados e árvore embeleza diversos locais da capital paraibana
João Pessoa tem catalogadas 2.400 árvores de ipês em áreas públicas como canteiros centrais de avenidas e ruas, praças, parques e escolas, conforme a Secretaria de Meio Ambiente (Semam). A árvore é nativa da Mata Atlântica, o principal bioma da capital, e pode chegar a atingir 30 metros de altura. Já a floração do Ipê é um espetáculo, que embeleza a capital paraibana.
Conforme o diretor de Controle Ambiental da Semam, alterações climáticas podem ter causado mudanças na floração do Ipê, que agora está acontecendo de forma espaçada.
“Altas temperaturas e poluição interferem na floração e em todos os processos e ciclos de nossas plantas. Mas ainda é possível observar a floração dos ipês em João Pessoa, mesmo de forma espaçada.”
Isso também pode ter causado um atraso na floração. Normalmente, o período para a árvore dar flores é de setembro a dezembro. O processo não aconteceu ano passado e as árvores estão florescendo agora, no início de 2021.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/o/V/AL69OfSuAmw7juQQAGKw/ipes-2.jpg)
João Pessoa tem 2.400 ipês catalogados e pode ser vistos em vários pontos da cidade — Foto: PMJP/Divulgação
O aposentado Geraldo Fidelis gosta de fotografar ipês e caminhadas na cidade para avistar a espécie são comuns. “Eu tenho paixão grande por ipês, de qualquer cor, mas acho o amarelo o mais deslumbrante deles. Mas todos sem execessão me agradam”, disse.
Ele explica que o charme da árvore é que ela embeleza a cidade sozinha e se destaca, porque quando o ipê floresce, nenhuma árvore está com flores: “É soberano nessa época. Ele traz beleza, ele traz alegria, deslumbramento.”
Entre os ipês cadastrados em áreas públicas se encontram os de flores roxa, amarelas e rosas. A copa das árvores fica florida de maneira generosa, contrastando com o verde das outras espécies e quando as flores caem, um belo tapete amarelo no chão.
Na última semana de fevereiro é possível vislumbrar o espetáculo da floração dos ipês amarelos em algumas áreas da cidade, como no Parque Arruda Câmara, canteiros da Avenida Eurípedes Tavares e Avenida Getúlio Vargas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/w/A/gfnw5BQMmybehpbaUHnw/ipes.jpg)
No final de fevereiro é possível ver a beleza dos ipês em vários pontos de João Pessoa. A cidade tem 2.400 ipês catalogados. — Foto: PMJP/Divulgação
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/D/Q/RCz8ovQLmpIMKLxz4Cow/pb-que-florece-e-colhe-copiar.jpg)
Campanha “Paraíba que Floresce e Colhe”, dos veículos da Rede Paraíba de Comunicação — Foto: Rede Paraíba de Comunicação/Divulgação
